Os Conselhos profissionais ligados à Saúde organizaram para o dia 22 de setembro, às 14 horas, no Hotel Castelmar, um debate entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis com o foco voltado à administração da Saúde na capital.
A iniciativa do Conselho de Farmácia de promover debates estende-se ainda para as cidades de Blumenau (dia 22, segunda-feira, às 14h, no auditório do Bloco T, na FURB), Criciúma (dia 23, terça-feira, às 19h, na sede da Associação dos Professores e Funcionários da UNESC) e Joinville (dia 29, segunda-feira, às 18h30, no Anfiteatro da Biblioteca Universitária (Campus da UNIVILLE).
Em Florianópolis, o amplo apoio dos Conselhos de profissionais da Saúde atribuiu um grande peso ao debate, uma vez que a preocupação com os destinos do município em relação à área é de grande interesse e os profissionais têm condições de fornecer um bom diagnóstico de como está a política de Saúde hoje. O debate na capital será mediado pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia José Miguel do Nascimento Junior. As regras do debate e os questionamentos que serão dirigidos as candidatos foram acordados entre os Conselhos que participam do evento.
O objetivo em comum das entidades que organizam esse debate é a promoção da cidadania dos profissionais, envolvendo-os numa atividade que originará um voto consciente. Também será incentivada a participação dos estudantes, futuros profissionais, para que os mesmos tenham a vivência de um aprendizado político. “Queremos atuar de uma forma política, mas não partidária, e sim de participação efetiva e consciente da parte de todos os cidadãos”, resumiu o presidente do CRF/SC.
As entidades que promovem o debate juntamente com o CRF/SC são: CREFSC (Conselho Regional de Educação Física), COREN-SC (Conselho Regional de Enfermagem), CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), CRFA (Conselho Regional de Fomoaudiologia), CREMESC (Conselho Regional de Medicina), CRN (Conselho Regional de Nutricionistas), CROSC (Conselho Regional de Odontologia), CRPSC (Conselho Regional de Psicologia) e CRESS-SC (Conselho Regional de Serviço Social).
Fonte: Conselho Regional de Farmácia de SC - 17-09-2008