Nesta quinta-feira, 18 de setembro, os integrantes da Comissão Nacional Pró-SUS estiveram reunidos na sede do CFM. Florentino Cardoso Filho e Roberto Gurgel representaram a AMB.
Durante a reunião, foi discutida a situação dos movimentos médicos dos Estados que negociam com seus respectivos governos reajuste salarial e melhores condições de trabalho e atendimento para a população. Foi feita ainda análise do resultado alcançado pelos médicos de Pernambuco, que nesta semana aceitaram a proposta do governo e encerraram um impasse que já durava mais de quatro meses.
"Falamos também da atual situação de Alagoas, onde os procedimentos eletivos não estão sendo realizados pelos médicos há cerca de dois meses e que o processo de negociação continua em curso", explicou Florentino.
Audiência pública na Câmara dos Deputados (DF) foi confirmada para o dia 14 de outubro. Será discutida a pauta dos médicos: carreira de Estado, piso salarial e CBHPM no SUS. Além disso, no dia 31 de outubro será realizado em Maceió (AL), um Fórum sobre Valorização do Trabalho Médico no SUS, quando deverão estar presentes membros das entidades médicas do Nordeste e representantes da Comissão Pró-SUS.
Os participantes tentarão agendar ainda uma reunião na Secretaria de Atenção à Saúde – Ministério da Saúde, para tratar do chamado Código 7 e da pauta dos médicos.
A próxima reunião do grupo será no dia 14 de outubro, no CFM.
Fonte: AMB - 19-09-2008