A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV – RS) promove, de 16 a 18 de outubro, no Sheraton Hotel, em Porto Alegre - RS, o IX Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Cone Sul e o I CCA - Congresso Internacional de Cirurgia de Aorta presididos, respectivamente, pelos gaúchos Luiz Francisco Costa e Adamastor H. Pereira.
Cerca de 300 inscritos participam de palestras, simpósios, mesas redondas, debates e discussões de casos clínicos. Toda a programação, que é ancorada em 15 temas oficiais da especialidade, pode ser conferida no site www.plenariumcongressos.com.br
Durante os três dias de atualização científica, os vasculares abordam, de modo aprofundado, os recentes avanços no tratamento convencional e minimamente invasivo – endovascular. A prevenção das complicações das doenças vasculares também faz parte dos debates.
As enfermidades da aorta, assunto principal do I CCA - Congresso Internacional de Cirurgia de Aorta, são as que afetam a maior e principal artéria do organismo. A aorta recebe o sangue ejetado do coração e distribui para todo o corpo. As principais doenças são o aneurisma (dilatação do vaso), dissecção (ruptura da parte interna do vaso) e ateromatose (placas de gordura).
As doenças vasculares do sistema arterial e venoso são discutidas no IX Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Cone Sul. Essas doenças se caracterizam por causar danos na circulação. Provocam estreitamento ou obstrução dos vasos com alteração do fluxo sanguíneo para braços, pernas, cérebro, rins e outros órgãos. A incidência cresce na medida em que a idade avança. O processo natural de envelhecimento humano, com a degeneração e calcificação do sistema vascular, contribui para o aparecimento dos sintomas. Nos idosos, o diagnóstico leva à incapacidade e morbidade, provocando dependência e afetando a qualidade de vida.
Cerca de 18% dos homens e mulheres com 55 anos ou mais têm disfunção vascular nos Estados Unidos. No Brasil, não há dados atualizados. Sabe-se, no entanto, que as moléstias vasculares, assim como as cardiovasculares, são bastante prevalentes em países industrializados e em desenvolvimento como o nosso.
As patologias vasculares venosas mais comuns são varizes e tromboses. Mais graves são as doenças vasculares arteriais que se manifestam pela formação de placas de gordura como o ateroma, que limita a circulação nas pernas e dificulta o passo.
Para detecção de qualquer anormalidade, o angiologista ou cirurgião vascular deve ser procurado. O especialista avalia as histórias de saúde familiar e pessoal do paciente, pede ecografia, exames físicos e laboratoriais. Com o diagnóstico exato, o médico pode oferecer opções específicas de tratamento, adequadas para cada caso.
Prevenção
Os cirurgiões vasculares advertem que há fatores de risco – hereditariedade, idade, por exemplo - sobre os quais as pessoas não podem agir, mas que elas podem e devem evitar os perigos modificáveis. É preciso adotar um estilo de vida mais saudável. Praticar exercícios físicos regularmente, não fumar, controlar a pressão arterial e ter uma boa alimentação são algumas das recomendações.
Serviço
Evento: IX Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Cone Sul e I CCA - Congresso Internacional de Cirurgia de Aorta
Data: 16 A 18 de outubro de 2008
Local: Sheraton Hotel – Porto Alegre – RS
Informações e Inscrições: www.plenariumcongressos.com.br
Fonte: AMB - 24-09-2008