26-09-2008 - Apelo para mais doadores

Ministério da Saúde lança campanha para aumentar transplantes em todo o Brasil
Para aumentar o volume de doações e transplantes de órgãos no País, o Ministério da Saúde lançou ontem uma nova campanha nacional de incentivo à doação de órgãos, que será veiculada até 12 de outubro. "Tempo é vida" é o slogan da campanha, que expressa o apelo daqueles que estão à espera de um transplante.
Durante o lançamento, o ministro José Gomes Temporão anunciou um conjunto de medidas para elevar o número de doações e transplantes. Entre elas, estão o reajuste nos valores pagos às equipes de transplantes dos hospitais e bonificação de 100% para procedimentos que efetivamente resultarem em transplantes. Pelas contas do Ministério da Saúde, apenas 50% dos potenciais doadores mortos são notificados. E desse total, só 20% se tornam doadores.
A possibilidade de pacientes que esperam transplante consultar em lista pela internet é outra novidade. O Ministério da Saúde quer concluir em até 60 dias a informatização do sistema e permitir que os 71.349 pacientes em lista de espera de todo o País tenham acesso às informações. De acordo com o diretor de atenção especializada do ministério, Alberto Beltrame, os pacientes poderão ter acesso apenas à própria posição na lista de espera, que é organizada por Estado. "Eles não vão poder ver a lista inteira, porque a lei protege o sigilo do paciente, mas eles vão poder acompanhar online sua posição", explica.
O impacto anual das medidas anunciadas ontem será de R$ 60 milhões nos gastos com procedimentos para transplantes. O atual orçamento para a área é de cerca de R$ 440 milhões por ano.

Fonte: AN - 26-09-2008


  •