02-10-2008 - Cirurgias ao vivo para o treinamento de cirurgiões plásticos no uso das tecnologias

As técnicas mais recentes da cirurgia plástica como a videoendoscopia, cirurgia de face através do vídeo, e a aplicação de  tratamentos da pele, entre os quais os de preenchimento, exigem do profissional conhecimentos teórico e prático. E esse aperfeiçoamento acontece em eventos como o VI Simpósio de Rejuvenescimento Facial e Videocirurgia, que se realiza entre os dias 9 e 11 de outubro, no Renaissance São Paulo Hotel, em São Paulo. A primeira edição do evento ocorreu, em Florianópolis, por iniciativa do cirurgião plástico Carlos Casagrande, com apoio de outros profissionais.
O programa do VI Simpósio oferece aos participantes amplo treinamento teórico e prático por meio de cirurgias demonstrativas, laboratório em cadáver e workshops.
Casagrande destaca que essa é a maneira de o especialista se aprimorar, atualizar seus conhecimentos e desenvolver pesquisas na área – o que será apresentado já é desenvolvido por cirurgiões plásticos em diversas clínicas, consultórios e centros de estudos do Brasil e do exterior, entretanto, será dada ênfase ao desenvolvimento das técnicas nos últimos tempos.
O especialista ressalta, ainda, que no caso da videoendoscopia o cirurgião precisa dominar a tecnologia, cada vez mais presente na rotina médica. Por isso, a importância do treinamento, que terá a participação de especialistas que são referência internacional na área de cirurgia plástica, como Ivo Pitanguy, o presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, Renato Saltz; Felmont Eaves, também da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, e os brasileiros Farid Hakme e Lydia Masako.
Para se ter idéia da importância desse aperfeiçoamento serão realizadas seis cirurgias demonstrativas ao vivo, todas por videoendoscopia, transmitidas do Fleury Hospital–Dia, em tempo real para o auditório do Renaissance, onde acontece o evento. Renato Saltz e Casagrande realizarão, individualmente, uma cirurgia de face frontal e terço médio. Felmont Eaves demonstrará uma intervenção de prótese mamária submuscular; Farid Hakme, de face fronta; e Lydia Masako, de dame e fame. A especialista Ana Zulmira Badin implantará a prótese mamária subfascial.
No dia 11 de outubro, acontecem as conferências do cirurgião plástico Ivo Pitanguy, sobre ritidoplastia cérvico-facial; de Saltz, sobre rejuvenescimento facial – abordagem completa; e de Eaves, sobre desenvolvimento da técnica axilar endoscópica.
A promoção do Simpósio é do Capítulo de Videoendoscopia, que tem como regente o médico Carlos Casagrande, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). São mais de 55 palestrantes, dos mais renomados do país e do exterior. Os participantes ganharão pontuação na Comissão Nacional de Acreditação (CNA). Essa certificação é feita anualmente para manter o título de especialista pela SBCP.
.
O que muda com a videoendoscopia
A videoendoscopia muda o conceito nas cirurgias de rejuvenescimento de face. A substituição da cirurgia convencional, a ritidoplastia, pela videocirurgia permite avaliar o envelhecimento de forma mais abrangente, afirma o cirurgião plástico Carlos Casagrande. O especialista recorre a essa tecnologia em 70% dos procedimentos em pacientes. A técnica, que utiliza a câmera e o vídeo, é mais rápida, segura e substituiu grandes incisões por pequenos cortes, o que abrevia o tempo de recuperação.
Casagrande destaca ainda que os avanços da tecnologia estão relacionados com a preocupação estética do profissional e do paciente em retardar o envelhecimento da forma mais natural possível.
A videoendoscopia começou a ser usada e vem sendo aprimorada desde a década de 1990. A cada dia, se comprovam cientificamente os excelentes resultados em rejuvenescimento da face e no implante de próteses mamárias, de glúteos e de panturrilhas.

Destaques do simpósio
As atividades Animal Lab e Cadáver Workshop serão realizadas no dia 10 de outubro. Para o Animal Lab, estará disponível um laboratório de dissecção de cabeças de porcos para treinamento na manipulação do instrumental endoscópico. A cabeça do porco tem anatomia similar à região frontal humana, possibilitando identificar estruturas nervosas e musculares. Essa prática permitirá a orientação sobre instrumental em videocirurgia, mostrar a técnica básica de dissecção endoscópica e os métodos de fixação em videocirurgia facial. O cirurgião Carlos Casagrande observa que esses procedimentos são fundamentais para a qualificação no uso de tecnologias nas cirurgias porque permitem ao médico o treinamento de todo o processo.
O mesmo treinamento ocorrerá em cadáver e será ministrado na Escola Paulista de Medicina. O corpo docente será formado pelos cirurgiões plásticos Carlos Casagrande, Bernardo Hachman, Celso Bohórquez Escobar, Felmont Eaves, Lecy Marcondes, Lydia Masako, Naif Thadeu Andrade, Renato Saltz e Samuel Colman.
Também no dia 10 de outubro acontecerão os três cursos avançados, acompanhados de vídeos editados, sobre videoendoscopia de face passo a passo (frontal fixação com fios e fixação endotine, terço médio fixação com fios e fixação endotine, abordagem palpebral e laser profundo), procedimentos ancilares no rejuvenescimento facial (preenchimentos e peelings) e videoendoscopia corporal (próteses de mama, glúteo e panturilha).

Organizadores do evento:

R. Carlos Casagrande - SC
Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regente do Capítulo de Vídeoendoscopia da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). Cidadão  Honorário de Florianópolis.
É autor de inúmeras obras científicas na cirurgia plástica sendo as principais :
O livro Rejuvenescimento Facial - Cirurgia Endoscópica e Procedimentos Ancilares,  lançado em 2003.
Lançamento em 2008 - livro -  Plástica Videoendoscópica  Facial.

Dra Lydia Masako Ferreira - SP
Doutorado em Cirurgia Plástica Reparadora - UNIFESP (1985), pós-graduada na Universidade da Califórnia (1992), livre docência na UNIFESP (1994), professora titular de Cirurgia Plástica na UNIFESP (1996), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Plástica da UNIFESP (1996-atual), pesquisadora do CNPq IB (2006-2009), membro da Comissão de Avaliação de Abertura de Cursos Médicos SESU MEC (2006-7), presidente regional da SOBRADPEC, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atua principalmente em cirurgia plástica estética, cultura de células da pele, qualidade de vida e regeneração tecidual.
 
Dr. Farid Hakme - RJ
Membro da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), professor convidado da Sociedade Chilena de Cirurgia Plástica e fundador do jornal "A Hora da Cirurgia Plástica" - órgão oficial de divulgação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Rio de Janeiro.

Participações Internacionais
Renato Saltz - EUA  PEÇA AO ALISSON UM CURRICULO MAISATUALIZADO QUE ELE TE INFORMA
Presidente eleito da ASAPS (American Society of Aesthetic Plastic Ssurgery), experiência de 12 anos em cadáver workshop nos EUA, vários livros e artigos publicados em cirurgia de face e professor da Universidade de Utah.
 
Felmont Eaves - EUA
Tesoureiro e consultor administrativo do Comitê de Segurança do Paciente da ASAPS (American Society of Aesthetic Plstic Surgery), sócio da Clínica de Cirurgia Plástica Charlotte, publicou inúmeros artigos científicos e possui várias premiações concedidas pela ASAPS
 
Celso Bohórquez - Colômbia  PEÇA AO ALISSON UM CURRICULO MAIS COMPLETO.
Anatomista e presidente do Capítulo de Estética da Federação Ibero-latinoamericana de Cirurgia Plástica.


VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO


Fonte: Jornalista Beth Nogueira - 02-10-2008
Simpósio de Rejuvenescimento Facial e Videocirurgia


  •