O Coordenador do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS) reafirmou, durante reunião realizada no Rio de Janeiro, que a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS) terá como base o sistema de códigos da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). O diretor de Saúde Suplementar da Fenam, Márcio Bichara, representou a Federação no encontro, realizado na última quinta-feira, 02/10, na sede da ANS.
Conforme a instrução normativa nº 30 de 09/09/2008, "as operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde deverão, obrigatoriamente, adotar a TUSS, conforme proposta feita pela Associação Médica Brasileira (AMB), encaminhada pelo COPISS".
Agora, será elaborado um documento que atribuirá à AMB a responsabilidade por manter e atualizar a TUSS, no que se refere a procedimentos médicos. "Essa é uma forma de garantir que a base da formação da TUSS é a CBHPM e não ocorram no futuro modificações na estrutura", disse Florisval Meinão, representante da AMB, acrescentando que o termo terá de ser aprovado no COPISS.
Fonte: Imprensa Fenam, com informações da AMB - 08-10-2008