13-10-2008 - Exposição retrata as vidas que resistem ao câncer, a partir de segunda-feira, no CEPON

O paciente do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) Marcelo Duarte vai apresentar a partir de segunda-feira (13), às 20 horas, sua produção de desenhos com o tema “Imagens de Vida”. Itinerante, a mostra estréia no próprio Cepon, retratando a rotina das pessoas que buscam tratamento contra o câncer. Com traços realizados sobre fotografias, a exposição revela como a doença não impossibilita os pacientes de serem produtivos mesmo durante o processo de recuperação da saúde.
A terapeuta ocupacional do Cepon que incentivou a produção dos trabalhos, Lílian Vaz Martinho, afirma que os pacientes ficam incomodados quando sentem que as pessoas os acham incapazes e dependentes. “A exposição  tem como objetivo mudar essa perspectiva da doença oncológica, provando que um diagnóstico não tira a identidade de um ser humano”, explica. Segundo ela, a idéia da mostra surgiu durante o processo terapêutico de Marcelo, desenhista que abandonou seus afazeres ao descobrir o problema de saúde, há quatro anos. A equipe do Cepon estimulou o paciente a resgatar sua capacidade produtiva, através da exposição que, inclusive, já foi agendada por outros espaços culturais.
“Durante a produção dos desenhos, a cada olhar que retratava, a cada vida sobre a qual tomava conhecimento, eu me libertava do peso inútil dos porquês, e me centrava naquilo que realmente importa: o como”, afirma Marcelo, que é diagramador, chargista, caricaturista, ilustrador, desenhista de desenhos animados, fotógrafo, professor, historiador, pintor, escultor e cenógrafo. “Hoje sou apenas o que me faz bem!”, conclui.
Além da valorização do trabalho do paciente, a exposição marca também o Dia do Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro. A mostra fica em cartaz no ambulatório do Cepon, na Rodovia Ademar Gonzaga, bairro Itacorubi, até o dia 24 de outubro. Em seguida, os trabalhos serão expostos no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, de 27 a 31 de outubro. Mais informações com a terapeuta ocupacional Lílian Martinho, fones (48) 3331-1496 e 3331-1415.

Fonte: SES - 10-10-2008


  •