Profissionais e entidades que atuam na área médica catarinense foram homenageados em sessão solene realizada na noite de ontem (13), no Plenário Deputado Osni Régis. No discurso de abertura, o autor da proposição que deu origem à sessão, deputado Antônio Aguiar (PMDB), disse que a Medicina tem quatro mil anos de história, trajetória que se confunde com a história da humanidade na “busca de respostas às necessidades do ser humano”.
Para Aguiar, que é médico e presidiu a sessão, a Medicina afastou crenças de que as doenças tinham causas sobrenaturais e fundou alicerces da prática médica racional e científica, “onde os cientistas se dedicam ao estudo das moléculas nas células para descobrir suas múltiplas funções”. Em que pese esta evolução, o parlamentar lamentou as carências humanas que impõem aos médicos plantões de 24 horas seguidas de mais 12 horas de trabalho continuado no dia seguinte, impondo riscos aos mais necessitados de atendimento. “A prática da Medicina envolve a arte de ouvir pessoas, observar, examinar, interpretar o que é dito e discutir as opções mais adequadas para cada caso.”
O presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Genoir Simoni, falou em seu pronunciamento que a sessão de homenagem também é um reconhecimento aos 71 anos de bons serviços prestados pela entidade à população. “A ACM acompanha a história da atividade médica e sua evolução, assim como seus embates e vitórias, sempre buscando a garantia das condições adequadas de trabalho dos médicos que atendem a população e são a porta de entrada da assistência”, comentou Simoni. Ele destacou ainda que a associação está presente em todos os cantos do estado, na luta para que os recursos destinados à área da saúde sejam bem aplicados e que pacientes não esperem em filas.
Interação
O presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CREMESC), Rodrigo Bertoncini, ressaltou que “a Medicina é uma arte, pois nunca um ato médico será igual a outro, uma vez que interage com um ser vivo único; é ciência, porque precisa do método científico; é humanidade porque precisa de bondade, de benevolência e de compaixão”. Bertoncini disse sentir-se honrado e lisonjeado em poder expressar o reconhecimento da classe médica e da sociedade, através da Casa, aos médicos que dignificam sua profissão.
O presidente do Sindicato dos Médicos, João Pedro Carreirão Neto, classificou a sessão como um reconhecimento ao trabalho dos médicos de Santa Catarina. “O médico não é um profissional comum. Ele deve ter em mente que seu trabalho interfere no desenvolvimento da sociedade e, portanto, além da responsabilidade civil, tem a responsabilidade social.”
O presidente da Academia Catarinense de Medicina, Nelson Grisard, agradeceu a Assembléia e destacou os valores da profissão médica como a cidadania, a dignidade da pessoa humana e a ética.
Em nome dos homenageados falou o médico Newton do Vale Pereira, que agradeceu a Assembléia, ao Cremesc, ao sindicato e a toda classe médica. (Suzana Couto Tancredo/Divulgação Alesc)
Homenageados da noite:
Dr. Newton do Vale Pereira
Dr. Genoir Simoni
Dr. João Pedro Carreirão Neto
Dr. Rodrigo Bertoncini
Dr. Sérgio Francalacci
VEJA AS FOTOS DO EVENTO
Fonte: ALESC - 14-10-2008