Como parte das comemorações pelo Dia do Médico, em 18 de outubro, todos os médicos do Estado de São Paulo receberam gratuitamente CD-ROM contendo 240 diretrizes clínicas. A ação faz parte do convênio firmado entre a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Associação Paulista de Medicina (APM), no sentido de oferecer educação médica continuada de qualidade aos médicos paulistas.
"Este programa é um importante instrumento de aprimoramento da qualidade da atenção médica prestada à população brasileira, proporcionando aos profissionais conhecimento atualizado e baseado em evidências científicas", afirma o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, em seu texto de apresentação que acompanha o material encaminhado aos médicos paulistas.
Também em texto conjunto, os presidentes da AMB e do CFM, José Luiz G. Amaral e Edson Andrade, lembram que o projeto foi aprovado em Brasília, no final de 1999, em reunião conjunta da diretoria da AMB e conselheiros do CFM, na qual todos se pronunciaram unanimemente em favor dos objetivos de tal projeto. "Dentro de um mecanismo de gênese de informações baseado na dinâmica da comunicação científica, temos tido uma saudável continuidade neste projeto e que, por sua importância e reconhecida qualidade, já começa a atingir seus objetivos", destaca o texto.
A AMB aproveita a oportunidade para convidar os médicos do Estado de São Paulo e inscreverem-se no Programa de Educação Médica Continuada – que poderá ser realizado via internet. Para isso, basta acessar a página inicial da AMB (www.amb.org.br) e entrar na área destinada à Educação Médica Continuada, seguindo as instruções para a obtenção da senha pessoal. A participação valerá créditos para o Certificado de Atualização Profissional, promovido pela Comissão Nacional de Acreditação. A atualização do título de especialista é obrigatória para médicos graduados desde 2006, mas a AMB estimula que todos profissionais participem deste programa. Mais informações em www.cna-cap.org.br.
Projeto
A elaboração de diretrizes clínicas teve início em outubro de 2000, fruto da colaboração entre a AMB, o CFM e as Sociedades de Especialidade. No ano seguinte foi lançado o primeiro volume contendo 40 diretrizes. Hoje, o programa já acumula seis volumes, contemplando 240 diretrizes. O processo é periodicamente atualizado e ampliado com a incorporação de novas diretrizes. Cada uma das Sociedades de Especialidade da AMB é responsável pelo conteúdo informativo e pela elaboração de suas diretrizes, objetivando levar ao médico desenvolvimento profissional, com as melhores evidências científicas, consolidando assim sua decisão clínica com base nas melhores informações disponíveis na literatura mundial.
Fonte: APM - 20-10-2008