22-10-2008 - Joelho Eletrônico, único do Mundo resistente a água, chega ao Brasil

Em sua 3ª edição, o Encontro Brasileiro de Amputados, que anualmente reúne profissionais da área e amputados para discutir a inclusão através do desporto adaptado promovendo também informação e interatividade, traz este ano uma série de novidades tecnológicas. Uma delas é o  PliéTM MPC, joelho eletrônico de última geração que oferece ao amputado mais naturalidade, agilidade, segurança e autonomia em suas atividades diárias. O  componente americano que já está disponível em 39 países acaba de chegar ao Brasil. O joelho, desenvolvido pela Freedom Innovations Inc, empresa norte americana com 20 anos de experiência no segmento e líder em fornecimento de componentes protéticos, será introduzido no país graças à parceria exclusiva com a Ortopédica Catarinense.
Segundo o especialista em próteses e órteses, Agenor Teixeira de Souza, o grande diferencial do produto é que é o único do mercado resistente a água, com microprocessador mais rápido e com tecnologia wireless integrada, para modificar qualquer função do joelho permitindo mais agilidade e conforto ao usuário. O protesista explica que essa inovação é resultado do ART (Atuador de Tempo de Resposta) que utiliza um sistema de engenharia avançado e uma programação diferenciada no microprocessador capaz de realizar ajustes constantes, quase que instantâneos, na mudança de resposta na marcha. Esse dispositivo mede e reage a marcha dinâmica dez vezes mais rápido que um piscar de olhos. Ele ressalta que outra grande vantagem é que esse joelho eletrônico possui 6 regulagens de velocidade e, diferente das próteses computadorizadas existentes hoje no mercado brasileiro que precisam ser ajustadas e programadas por um técnico, o próprio usuário pode alterar a programação de acordo com suas necessidades diárias.  “Sem dúvida os amputados passam a ter mais liberdade e independência. Por meio de sensores eletrônicos, a articulação é controlada por um microprocessador que permite segurança durante a fase de apoio e o total controle da fase de balanço. Graças a isso, o usuário pode andar com segurança e suavidade em qualquer situação, a qualquer velocidade, ângulo e inclinação”. Com uma chave “L”, o usuário pode mudar a rigidez do joelho para se adequar a atividade do momento, como andar ou correr.
Além do joelho Plié MPC, a Freedom Innovations irá apresenta os diversos pés em fibra de carbono que ela fabrica. São pés para os três níveis de atividade (baixo, moderado e alto), e alguns modelos especiais, como pés para corrida, para esqui e para natação. São componentes de design moderno que combinam material de alta qualidade com excelência em fabricação, que enriquecem ainda mais a vida dos amputados.
Sr. Agenor lembra que, além do joelho eletrônico, existem outras variações de aparelhos tecnológicos que ajudam pessoas com deficiência em braços, pernas e mãos, por exemplo. “O mercado de próteses está se aprimorando e buscando novas tecnologias, novos aparelhos, permitindo mais mobilidade e independência aos amputados e uma forma mais independente de viver”, ressalta o protesista. São exemplos desses aparelhos: joelho eletrônico, pés de fibra de carbono, próteses estéticas, orteses dinâmicas, próteses mioelétricas, etc.

Serviço:
O  que:
Lançamento dos Produtos da Freedom Innovations e  III Encontro Brasileiro de Amputados 
Quando: 30 de outubro – lançamento dos Produtos da Freedom Innovations. De 31 de outubro a 2 de novembro - III Encontro Brasileiro de Amputados.
Local: Itapema Plaza Hotel, SC

Mais informações:
www.encontrodeamputados.com.br e www.ortopedicacatarinense.com.br

Fonte: Jornalista Uiara Zilli - 22-10-2008


  •