A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta quarta-feira (22), a notificação de casos de malária no navio cargueiro Blue Lady, atracado a aproximadamente seis quilômetros do Porto de Suape, em Pernambuco. Exames de sangue realizados pelo laboratório da secretaria de saúde do estado confirmaram que oito dos 24 tripulantes estão com malária.
De acordo com a coordenadora da Anvisa no porto, Milca Costa Adegas, os doentes já receberam medicação, mas a embarcação está em quarentena. “Por enquanto, o único tripulante que deixou o navio é o que apresentou os sintomas mais severos da doença e corre risco de morte”, explica. Segundo ela, o tripulante foi encaminhado ao hospital Jaime da Fonte, centro de saúde referência para casos malária no município.
Milca afirma que, nesta quinta-feira (23), uma equipe formada por técnicos da Agência e da secretaria de saúde irá auxiliar na aproximação do navio para dois quilômetros do porto. “Vamos retirar da embarcação uma mulher diagnosticada com a doença e com suspeita de gravidez”, explica.
A gerente de Orientação e Controle Sanitário de Viajantes em Portos, Aeroportos, Fronteiras da Anvisa, Karla Baeta, ressalta que a Agência já está tomando as medidas necessárias para este tipo de ocorrência. “Nossa próxima ação será fazer a busca e captura do vetor no navio. Mesmo que não haja insetos, o navio será desinsetizado. Não podemos correr o risco de trazer essa contaminação”, sintetiza.
Na próxima terça-feira (28), novos exames de sangue serão feitos nos tripulantes. Caso os testes indiquem a cura da doença, o navio receberá a autorização para atracar no Porto de Suape.
Fonte: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa - 23-10-2008