Santa Catarina tem 1,2 milhão de habitantes obesos, o equivalente a 20% da população, estima o médico Luiz Antônio Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia da Regional Santa Catarina.
Para chamar a atenção da população para este problema, a partir desta segunda-feira, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate a Obesidade, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Catarinense vai ampliar, em diferentes cidades do Estado, as palestras educativas e campanhas de rua com avaliação de cintura abdominal, medida de pressão arterial e teste de glicemia capilar.
A obesidade é considerada uma doença crônica, de difícil tratamento e que vem aumentando em todo o mundo. Cerca de 38 milhões de brasileiros são obesos. Adultos, crianças e adolescentes são atingidos pelo problema que tem na má alimentação, no sedentarismo, na propensão genética e em fatores psicológicos os principais aliados.
A obesidade ocorre a partir de um desequilíbrio entre a formação e a destruição de células gordurosas no organismo. O que se come favorece a formação de células de gordura, e as calorias que se gastam facilitam a destruição destas células.
Fonte: Diário Catarinense - 26-10-2008