27-10-2008 - Quando febre e dor são mais que uma gripe

O paciente que tem febre alta, tosse e dor no corpo não costuma procurar um médico para o diagnóstico, pois, provavelmente, seu caso é apenas uma gripe, certo? Nem sempre.
Muitos casos de pneumonia não têm sintomas específicos e costumam ser parecidos com uma gripe comum - pelo menos até o terceiro dia. E, segundo os médicos, um diagnóstico tardio da pneumonia dificulta a melhora e pode representar um risco à saúde.
Foi o caso do administrador de empresas André Close DAngelo de Carvalho, 40 anos, que ficou com febre e dor de cabeça e imaginou que um antigripal, tomado no ambulatório, seria a solução dos problemas. Contudo, no sábado seguinte, foi diagnosticada uma pneumonia, e ele acabou ficando sete dias internado.
A situação se repete com freqüência, segundo o pneumologista Sérgio Ricardo Santos. Ele diz que, até o terceiro dia, pacientes com pneumonia podem ter apenas febre e dor no corpo.
- No começo, é parecido. Mas, a partir de certa hora, o quadro evolui rapidamente. Ele fica com sintomas mais agressivos, como tosse com secreção em grande quantidade, cansaço e mal-estar geral. O paciente já não sai da cama e não apresenta melhora com remédios sintomáticos (analgésicos e antiinflamatórios) - diz.
A pneumonia é caracterizada pela infecção ou inflamação no pulmão e pode ser causada por diferentes agentes, sobretudo bactérias (pneumococo). De acordo com o pneumologista Oliver Nascimento, quanto mais cedo a pneumonia é diagnosticada, e o paciente começa a tomar antibiótico, melhor é a recuperação. Isso evita que a infecção evolua e se desenvolva em diferentes áreas do pulmão.
As crianças estão entre os mais atingidos pela doença, porque costumam ficar bastante tempo em ambientes com aglomerações, como escolas. Os idosos são outro "público-alvo, devido ao sistema imunológico mais frágil.
Mas os adultos também podem ter a doença e não devem se considerar imunes - atitude que, aliás, ajuda para que o diagnóstico seja tardio. Existem fatores de risco, como o diabetes e o cigarro. Há vacina para a pneumonia, mas só é indicada em casos específicos.
Apesar das semelhanças, as diferenças são muitas. A gripe costuma durar entre cinco e sete dias e deve ser tratada com bastante hidratação e uma alimentação saudável. Pode-se usar remédios sintomáticos. Já a pneumonia leva de sete a 10 dias para desaparecer, caso diagnosticada no início, e é tratada com antibióticos.
O contágio, em ambas, é mais comum em locais fechados e, por isso, no inverno, sistemas de ar-condicionado contribuem para o início das doenças.

As diferenças
Gripe
Infecção nas vias respiratórias e no pulmão causada pelo vírus influenza
O contágio é pelo ar, mais fácil em ambientes fechados, com ar-condicionado, e na presença de outros doentes. Imunidade baixa ajuda
Sintomas: febre, mal-estar, dor no corpo, vias aéreas congestionadas
Duração: entre cinco e sete dias
É tratada com remédios sintomáticos (analgésicos e antitérmicos), muita hidratação e alimentação saudável
Pneumonia
Infecção ou inflamação no pulmão que pode ser causada por diferentes agentes, como vírus e, principalmente, bactérias
Contágio igual ao da gripe, sendo que a imunidade baixa é responsável pelo desenvolvimento da doença em muitos casos
Sintomas: todos os da gripe, em maior intensidade a partir do terceiro dia, com tosse forte, secreção em grande quantidade, confusão mental e dor no peito
Em geral, a duração é de sete a 10 dias, dependendo da rapidez com que se inicia o tratamento. Caso não seja feito, pode levar à morte
Tratamento: com antibióticos, que podem ser acompanhados de remédios sintomáticos, além de hidratação e alimentação saudável
Com o aparecimento dos sintomas, a recomendação dos médicos é que se busque um especialista para descobrir de qual doença se trata e evitar que uma pneumonia seja diagnosticada em fase avançada, quando apresenta maior risco à saúde e até mesmo à vida do paciente

Saiba mais
A pneumonia pode vir após a gripe?
Sim. A gripe diminui as defesas do trato respiratório porque lesa os brônquios, facilitando a instalação da infecção bacteriana.
Remédios sintomáticos podem resolver contra a pneumonia?
Apenas para aliviar sintomas como a dor de cabeça. Antibióticos são necessários para acabar com o processo infeccioso.

Fonte: Diário Catarinense - 27-10-2008


  •