A Coordenação da Rede Ibero-Americana para Controle do Tabagismo, em parceria com a OPAS, INCA e Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, O Instituto Nacional de Controle do Câncer (Inca) promove nesta quinta e sexta-feira, 30 e 31 de outubro, em Copacabana (RJ), o Seminário Internacional para Promoção de Ambientes 100% Livres da Fumaça do Tabaco nos Países Ibero-americanos. Antonio Pedro Mirra, coordenador da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB, estará presente.
O objetivo do Seminário é congregar a sociedade civil e representações nacionais e internacionais de governos interessadas na defesa da saúde pública para discutir este tema, compartilhar experiências e construir propostas de medidas eficazes para proteger a população dos riscos do tabagismo passivo. A idéia é elaborar uma recomendação dirigida à reunião de ministros e ministras de Saúde ibero-americanos a fim de que o tema tabagismo seja incluído nas prioridades das agendas de saúde e de desenvolvimento de seus respectivos governos.
Um dos temas apresentados será a experiência de Brasil, Uruguai, Argentina e México na implementação do artigo 8º da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco. Serão discutidos ainda a interferência da indústria do tabaco e aspectos econômicos e dos direitos humanos sobre a questão.
Fonte: AMB - 29-10-2008