29-10-2008 - Assaltante invade posto de saúde e ameaça médicos e pacientes

Mais um ato de violência contra médicos, profissionais de saúde e pacientes em uma unidade de saúde em Porto Alegre. O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) denuncia que o posto da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da rua Pitoresca, no Partenon, foi alvo de assalto na manhã desta terça, dia 28/10, quando um homem armado e usando toca ninja ameaçou atendentes, médica e uma paciente grávida e levou um computador pessoal da profissional. Reunião nesta quarta-feira tratará da falta de segurança.
A diretora do SIMERS, Adriana Rojas, lamenta o novo caso de violência e cobrou segurança nas unidades. O posto, que atende seis mil pessoas, teve de ser fechado. O local já foi alvo de ataque anteriormente. O criminoso invadiu a unidade, por volta de 9h30min, quando havia pessoas aguardando atendimento e paciente com a médica. Com arma em punho, ele entrou no consultório onde a médica examinava uma gestante com indicação de estar em trabalho de parto.
"Fica quieta que não vou machucar ninguém; me passa o computador", disse o assaltante, conforme reproduziu a médica de família, ainda assustada, horas depois do ataque. A gestante ficou em estado de choque e foi encaminhada para uma emergência.
Nesta quarta-feira, o SIMERS participa de reunião com representante da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e comunidade no próprio posto. A unidade permanecerá fechada.
"É mais um caso que exige atitude enérgica. Queremos a presença da Guarda Municipal, que agora está armada, e a Brigada Militar garantindo policiamento no acesso ao posto", cobrou Adriana.
O SIMERS exigiu ainda que o Instituto Sollus, contratante do ESF na Capital, emita a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), direito de todo trabalhador em casos de violência.

Fonte: Imprensa/Simers - 29-10-2008


  •