06-11-2008 - Academia de Medicina de São Paulo empossa Marilene Melo

A Academia de Medicina de São Paulo empossou Marilene Rezende Melo, ex-diretora da Associação Paulista de Medicina (APM) e conselheira fiscal da Associação Médica Brasileira. Ela ocupará a cadeira número 2, cujo patrono é Octavio de Carvalho e seu antecessor, o médico ortopedista Samoel Atlas. Marilene Melo é médica patologista e tem um extenso currículo, com participação de destaque em entidades médicas brasileiras e mundiais, representado a medicina e a sua especialidade.
Na ocasião, recebeu homenagem do presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral, que apresentou uma retrospectiva da história de Marilene, relembrando fatos de quando foram colegas de diretoria na APM. O professor e acadêmico Jorge Michalany prestou homenagem à viúva de Samoel Atlas, Elza Atlas. Após a cerimônia, os convidados foram recebidos num jantar de comemoração. No evento, a Associação Paulista de Medicina foi representada pelo seu presidente, Jorge Carlos Machado Curi.

A escolha
A Academia de Medicina de São Paulo, após cinco anos sem nenhum tipo de admissão, ao completar 113 anos em março deste ano, abriu vaga para a cadeira de número 2. O presidente da Academia, Guido Arturo Palomba, considerou o momento como especial, já que, neste 2008, a Escola Paulista de Medicina (EPM) comemora 75 anos, e a cadeira da qual Marilene Melo tomou posse pertenceu a um professor muito ligado e dedicado à Escola, Samoel Atlas, que tem como patrono justamente o idealizador da EPM, atual Unifesp, Oswaldo de Carvalho.
"Vai como uma homenagem. A Academia ficou cinco anos fechada para admissão, porque foi realizada uma reestruturação completa, inclusive com reforma estatutária. Agora, está tudo em ordem", ressalta Palomba, que também é diretor adjunto cultural adjunto da APM.
Os candidatos fazem suas inscrições e a escolha do nome é feita em suas etapas. Na primeira, passam os dois mais votados pelos membros da Academia. Uma nova votação se inicia para a escolha do nome que ocupará a cadeira. Os candidatos se apresentam aos eleitores para que os mesmos possam tomar a decisão.

Fonte: Portal APM - 06-11-2008


  •