Os servidores da agência local do INSS respaldaram a mobilização nacional da categoria e fizeram ontem um dia de paralisação. O motivo é o não cumprimento de acordo firmado pelo governo federal, dentro de uma pauta de 10 itens, segundo Rubens José Rambo, diretor de base do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência de Santa Catarina (Sindprevs/SC).
Os servidores da Previdência estão descontentes também com a informação de que o acordo deles com a instituição pode ser descumprido devido a crise econômica. Além disso, a forma como o governo pretende implantar o Plano de Carreiras do Seguro e Seguridade Social também desagrada aos servidores.
Nesse plano, a gratificação seria concedida com base em pontuação que leva em conta a produção das unidades do INSS. “Uma das dificuldades para isso são os diferentes tipos de serviços, caso do atendimento e sua diversidade”, conforme o diretor de base do Sindprevs/SC.
Mesmo com paralisação a agência local do INSS funcionou parcialmente, com os serviços prestados por estagiários, caso de agendamento de perícia, aposentadoria e informações sobre benefícios. A perícia médica funcionou normalmente ontem.
Entre os 10 itens estão: cumprimento dos acordos, defesa da jornada de trabalho de 30 horas, implantação dos Planos de Carreiras do Seguro e Seguridade Social, contratação de mais servidores através de concursos públicos e não ao imposto sindical.
Fonte: Correio Lageano - 06-11-2008