06-11-2008 - Gerência de Medicamentos: balanço de ações após reestruturação

Mais de 80% dos pedidos de registro de medicamentos feitos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciam a análise em um prazo menor do que 90 dias. O percentual reflete o tempo de permanência na fila de registro em outubro deste ano. Mas o índice ainda será melhorado. Esse foi o compromisso assumido, na última sexta-feira (31), pela Gerência Geral de Medicamentos com a Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma).
De acordo com a gerente substituta de medicamentos, Nur Shuqaira, a meta é ter 100% das petições de registro, pós-registro e renovação com a análise iniciada em até 90 dias a partir de dezembro de 2009. Segundo Nur, o aumento nos índices, até o momento, é um reflexo das mudanças internas ocorridas nos últimos meses. “Apresentamos à Febrafarma as primeiras iniciativas para a otimização dos processos de trabalho no segundo semestre de 2008. Essa ação visa dar transparência ao trabalho que vem sendo realizado”, explica.
A gerente ressalta que a estrutura original da gerência era formada por seis áreas distintas: Similares, Fitoterapicos, Medicamentos Novos, Avaliação de Estudos de Biodisponibilidade e Bioequivalência, Biológicos e Propriedade Intelectual.
A reestruturação dividiu o setor em apenas duas áreas: Unidade de Segurança e Eficácia e Unidade de Tecnologia Farmacêutica. Para Nur, as alterações trarão diversos benefícios ao setor regulado. “Essa divisão integrará áreas afins, irá promover o aumento da segurança e eficácia, além de melhorar os processos de trabalho”, revela.
Nur Shuqaira acrescenta que, além das modificações atuais, a gerência irá desenvolver novas ações no futuro, como a publicação de editais com temas antigos e o Registro Eletrônico.

Confira as apresentações
Nova estrutura da GGMED (pdf)
Informações sobre análise de registro, pós-registro e renovação (pdf)

Fonte: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa - 06-11-2008


  •