A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (12/11), audiência pública para debater a necessidade de mais recursos para a saúde ainda este ano, bem como o orçamento da saúde para 2009. A reunião acontece no Plenário 7 do Corredor das Comissões, a partir das 14 horas.
Segundo o autor do requerimento de convocação da audiência pública, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), o setor de saúde, que atravessa uma séria crise de financiamento, precisa de pelo menos R$ 2,530 bilhões ainda este ano. O próprio Ministério da Saúde já informou que não tem recursos para fechar as contas de 2008 e se nada for feito, a crise, que já é grave, pode se agravar em 2009.
Perondi afirma que a audiência pública também deve marcar a retomada de uma bandeira antiga da Frente Parlamentar da Saúde: a regulamentação da Emenda Constitucional 29, cuja votação está paralisada na Câmara. A regulamentação, de acordo com o parlamentar gaúcho, vai garantir recursos seguros, suficientes e definitivos para a saúde e acabar de vez com os desvios do setor.
Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Darcísio Perondi - 11-10-2008