Funcionários do hospitral Celso ramos, no centro da capital, têm passado por um drama para atender os pacientes, principalmente na emergência. Há quase um mês, o elevador geral do prédio de oito andares parou de funcionar e deixou na mão toda a equipe que trabalha no hospital. Para deslocar os pacientes pelos andares, os funcionários e familiares são obrigados a utilizar uma rampa auxiliar de aproximadamente 20 metros de altura.
A operação se complica quando o paciente está em estado grave ou tem peso elevado. Segundo um funcionário do hospital, que preferiu não se identificar, a Secretaria de Estadual da Saúde já adquiriu um elevador novo para substituir o antigo. No entanto, por falta de verbas, o equipamento ainda não foi instalado. " Esse que está ai é velho. Fica em manuntençãso direto", conta.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimento de Serviços de Saúde Privado e Público do estado ( Sindisaúde), Edileuza Garcia Fortuna, diz que o transtorno deixou trabalhadores do hospital exaustos." Isso mostra a falta de investimentos do Estado", contesta.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio de sua assessoria de imprensa, esclarece que já foi feita a licitação para a modernização do elevador. A emprensa vencedora aguarda apenas a assinatura do empenho para a compra das peças necessárias para a reforma. A SES está fazendo um esforço para que a documentação seja encaminhada o quanto antes, permitindo assim a conclusão dos trabalhos. Paralelamente, também foi realizada uma licitação para a instalação de um novo elevador no hospital, com previsão de conclusão da obra no fim deste ano.
Fonte: Notícias do Dia - 11-12-2008