A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza na sexta-feira, 14 de novembro, o 3º Encontro Estadual de Saúde da Família. O objetivo é incentivar, divulgar e valorizar o trabalho das equipes catarinenses através da troca de experiências. A Estratégia Saúde da Família está completando 15 anos no Brasil, e em Santa Catarina vem ganhando cada vez mais investimentos. Atualmente, 66% da população catarinense recebe o atendimento das equipes, que atuam diretamente nas comunidades e acompanham de perto as condições de vida das famílias.
Participam do evento gestores e profissionais das equipes de Saúde da Família, das secretarias municipais de saúde, estudantes e outros técnicos da área. A palestra de abertura será com a Consultora Técnica da Coordenação de Gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Izabeth Farias, que fala sobre “A Situação da Implantação das ESF no País”. O encontro será realizado das 8h30min às 17h, no Morro das Pedras Praia Hotel (Rua Dom João Becker, 447), em Florianópolis, e inclui a premiação dos 10 municípios classificados com melhor desempenho na AB.
Nos últimos anos, Santa Catarina tem investido cada vez mais no atendimento primário. Em 1998, apenas 5,9% dos catarinenses tinham acesso às equipes de Saúde da Família. Atualmente, 1.256 equipes, formadas por 9.452 agentes comunitários, atendem 66% da população residente no Estado. Além disso, há 693 equipes de Saúde Bucal da Família. As equipes multiprofissionais atuam na promoção da saúde, na prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes nas comunidades, e fazem o acompanhamento de um número de famílias localizadas em áreas geográficas delimitadas. Cada equipe é responsável por um grupo de até 4 mil habitantes.
Os agentes comunitários, pelo menos uma vez por mês, visitam as famílias e cadastram a população, verificando quem está grávida e se faz pré-natal, quem é hipertenso, quem é diabético e como está a caderneta de vacinação das crianças. Uma das equipes do município de Faxinal dos Guedes, por exemplo, é composta por uma enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social e a diretora de saúde pública da prefeitura, que, num primeiro momento, se dedicou a conhecer as comunidades rurais com o objetivo de passar informações, verificar a pressão arterial e o teste rápido de glicose. Com esse trabalho, os profissionais acabaram identificando que a população do campo sofria muito com estresse e depressão, principalmente no inverno. Por conta disso, uma psicóloga foi destacada para atuar especificamente com essas pessoas. Em seguida, foi preciso contar com a atuação de uma nutricionista e de uma fisioterapeuta, tudo em função da demanda percebida pela equipe de Saúde da Família.
Entre os resultados positivos do programa estão melhoras expressivas em vários indicadores de Saúde no país. A mortalidade infantil teve uma diminuição superior a 50% nos últimos 15 anos. E o percentual de mulheres que fazem o pré-natal nos primeiros meses passou de 62,4% em 2000 para 77,1% em 2006. Em agosto, trabalhos de Saúde da Família desenvolvidos em sete cidades catarinenses foram apresentados como exemplo de iniciativas bem sucedidas na 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, em Brasília. Eles se destacaram entre os 172 enviados por Santa Catarina e aprovados pelo Ministério da Saúde.
Horário
Atividade
- 07h às 08h30
Café de Boas Vindas
- 08h30 às 09h
Solenidade de Abertura
- 09h às 10h
Palestra: “A Situação da Implantação das ESF no País”.
Izabeth Cristina Campos da Silva Farias
Consultora Técnica da Coordenação de Gestão da Atenção Básica do MS.
Pio Pereira dos Santos
Palestra: “A Situação da Implantação das ESF no Estado”.
Gerente de Coordenação da Atenção Básica da SES
- 10h às 12h30
Apresentação dos Profissionais dos Municípios Premiados nos Encontros Macro Regionais
- 12h30 às 13h30
Almoço
- 13h30 às 15h30
Troca de Experiências das Equipes de SF e SB – Sala I
- 13h30 às 15h30
Sessão Pôster Comentado – Sala II
- 13h30 às 15h30
Esclarecimentos pela Equipe Técnica – AMQ, CNES, NASF, PROGRAB, SIAB, Introdutório e Pacto – Sala III
- 15h30 às 16h
Apresentação Cultural
- 16h às 16h30
Apresentação da Avaliação da Atenção Básica nos Municípios do Estado
- 16h30 às 17h
Divulgação dos 10 Municípios Classificados com melhor Desempenho na AB e Entrega dos Prêmios
- 17h às 17h30
Café de Encerramento
Fonte: SES - 13-11-2008