Na noite de hoje, muita gente pode não fazer a conexão entre o Dia Mundial do Diabetes e a iluminação com lâmpadas azuis que deve tomar a Barca Colon, monumento em homenagem à imigração alemã que fica na praça em frente à Prefeitura de Joinville. Mas a iluminação diferenciada é um jeito de chamar a atenção para o combate à doença.
“O círculo azul é um símbolo das Nações Unidas. A campanha internacional adotou a cor para lembrar o dia. Também vai estar em cartões postais no mundo todo, como a Torre Eiffel, na França”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-SC), Luiz Antônio de Araújo.
A barca vai ficar uma semana iluminada, assim como o antigo prédio da Prefeitura, a Unimed, a Acij, KG Laboratório e o Centreventos Cau Hansen.
Uma série de ações vai marcar o dia contra o diabetes em Joinville. Todas relacionadas com formas de prevenir a doença: exames médicos periódicos e estilo de vida saudável. Tudo para combater a doença, capaz de deixar seqüelas na visão, nos rins e na circulação sangüínea.
O diabetes acaba tendo impacto maior por conta do desconhecimento. “Em Joinville, são 20 mil pessoas. Dessas, acredita-se que apenas 12 mil saibam da sua condição”, calcula o endocrinologista.
Fonte: Jornal A Notícia - 14-11-2008