14-11-2008 - Entidades levam carta a Lula pedindo mais recursos para a saúde

A FENAM, junto com outras entidades do setor de saúde e a Frente Parlamentar de Saúde, vai protocolar, no Palácio do Planalto, uma Carta ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo a liberação de recurso extraordinário da ordem de R$ 2,674 bilhões para o setor. O grupo que assina o documento deve ser recebido na tarde desta sexta-feira, 14/11, pelo presidente em exercício, José Alencar.
O montante requerido no documento será utilizado para arcar com as ações de média e alta complexidade, aquisição de medicamentos e implantação de novas políticas. Sem o recurso, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já avisou que não poderá fechar as contas do ano de 2008.
No início da tarde, as entidades devem se encontrar com os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia, e do Senado, Garibaldi Alves, para pedir a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que está parada na Câmara. Além disso, a Frente Parlamentar de Saúde está reivindicando a incorporação do valor da suplementação ao orçamento da saúde, mas já se sabe que a área econômica do governo não pretende sequer negociar a proposta.
O secretário de Assuntos Jurídicos da FENAM, Antônio José Pereira dos Santos, acompanha o grupo nas reuniões. As entidades se reúnem antes na presidência da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Fonte: FENAM/Lenir Camimura - 14-11-2008


  •