17-11-2008 - Publicação científica da SBPC/ML recebe artigos pela internet

O Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (JBPML) passa a receber artigos enviados exclusivamente pela internet. Publicada a cada dois meses pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e pelas Sociedades Brasileiras de Patologia e Citopatologia, a revista está indexada no Lilacs, Periodica e no Chemical Abstracts, e integra a base de dados SciELO.
Agora, o processamento editorial do JBPML é feito online, através do Sistema de Gestão de Publicações (SGP), desde a submissão do artigo, recepção e encaminhamento aos revisores até a devolução aos autores para eventuais correções sugeridas, envio para correções ortográficas e de normas e para o tradutor e diagramador.
"Com o SGP, todo o processo editorial fica mais ágil e mais veloz", comemora o editor-chefe Adagmar Andriolo, médico patologista clínico e ex-presidente da SBPC/ML.
No SGP, os editores e a secretaria do JBPML acompanham todos os passos desde que o artigo é submetido para aprovação e podem localizá-lo em qualquer fase em que se encontre. O sistema arquiva e exibe o histórico do processo e as trocas de informações que ocorrerem desde a submissão até decisão final (aceitação ou não) sobre o artigo.
Os editores também podem saber quais foram os revisores e seus pareceres, se o artigo foi devolvido ao autor para correções, quantas vezes o autor corrigiu, verificar cada versão alterada e, ainda, saber se as alterações recomendadas pelos revisores foram atendidas, entre outros recursos.
O SGP processa os artigos em regime de duplo cego, ou seja, os autores não sabem quem são os revisores e estes não sabem quem são os autores. Esse sistema atende às normas científicas exigidas pelos mais importantes órgãos nacionais e internacionais de indexação de periódicos científicos.
Todos os artigos submetidos são gravados diretamente em um banco de dados, o que aumenta a velocidade e garante segurança às informações. O acesso dos usuários é muito mais rápido, pois não há necessidade de downloads ou uploads durante o processo de avaliação. Os revisores, a secretaria e os editores acessam o artigo e vêem seus detalhes diretamente na tela do SGP, sem precisar "baixar" nenhum arquivo.
O SGP gera mensagens a cada passo do artigo e as envia, automaticamente, quando o autor conclui a submissão ou a correção, quando artigo é devolvido para correções ou quando o artigo é aprovado ou recusado. O autor é mantido ciente da situação de seu artigo em todo o processo.
Além de permitir que o autor envie imagens e gráficos, o SGP mantém a formatação original do conteúdo do artigo. O sistema permite ao autor ter acesso aos comentários referentes à revisão e informar que atendeu às sugestões indicadas.
A cada correção feita pelo autor, o SGP gera uma versão adicional do artigo, que fica arquivada para que os revisores ou os editores possam comparar as diferentes versões e verificar o que foi alterado. Caso o autor não queira corrigir ou alterar seu artigo, mesmo que receba essa solicitação, ele pode entrar em contato com o editor para expor seus motivos.
Para enviar um artigo, o autor deve entrar na página do JBPML, no site da SBPC/ML (www.sbpc.org.br).

Fonte: Assessoria de Imprensa da SBPC/ML - 17-11-2008


  •