17-11-2008 - WMA divulga programa de liderança para médicos

A Associação Médica Mundial anuncia o lançamento nesta segunda-feira, 17 de novembro, do Curso de Lideranças Médicas, um programa global que intensifica ferramentas na defesa da assistência à saúde e melhorias no cuidado ao paciente. O curso será realizado entre os dias 1 e 6 de dezembro, em Fontainebleau, na França.
Indicados pelas associações médicas nacionais, os melhores médicos são selecionados todos os anos pela WMA para participar do treinamento de alto nível conduzido pelo INSEAD, uma das mais reconhecidas escolas de liderança e negócios do mundo. Os seis dias de aulas intensas abordam questões como o ato de decidir, participação no debate público e preparação para atuar como porta-voz de assuntos relativos à política médica.
"Pelo mundo, os sistemas de saúde têm sido conduzidos de forma burocrática e com restrições financeiras que impedem os médicos de tomar as melhores decisões para os pacientes. Hoje, o cuidado dos médicos deve ir além do campo clínico e entrar na seara pública de modo a ajudar o sistema. O curso da WMA oferece aos líderes médicos do futuro ferramentas que levem a relação médico-paciente ao centro do debate", explica Edward Hill, presidente do Conselho da WMA.
O curso faz parte da iniciativa da WMA em unir associações médicas de todos os países, implementando um programa multidisciplinar que identifique as preocupações globais dos médicos.
Em dezembro do ano passado, em Fontainebleau, na França, ocorreu o curso piloto, quando 33 médicos de 22 países participaram. José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB, foi um dos presentes.

Fonte: WMA - 17-11-2008


  •