No último domingo, 16 de novembro, ocorreu no Bahia Othon Palace, em Salvador (BA), a abertura do XXIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica, promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE). José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB, compareceu à cerimônia, além do governador do Estado, Jaques Wagner, do secretário de Saúde de Salvador, José Carlos Raimundo Brito, e do presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), Jorge Raimundo de Cerqueira e Silva.
Até o dia 20 acontecerão três outros eventos da especialidade: XI Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica, I Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica Vídeo-Assistida e IV Jornada Luso-Brasileira de Cirurgia Pediátrica.
A cirurgia pediátrica é uma especialidade médica de grande abrangência. Cirurgias em recém-nascidos (para correção de malformações), cirurgias coloproctológicas, urológicas, oncológicas, de transplante de fígado e rins e as causadas por trauma são alguns dos procedimentos que exigem do profissional formação específica, que passa, necessariamente, pela aquisição de amplo conhecimento teórico e prático sobre a anatomia e a fisiologia da criança no seu todo, entre outros aspectos.
Além de programação extensa, dirigida aos cirurgiões pediátricos, será realizada uma sessão aberta, destinada a educadores e público em geral. No dia 18 de novembro, terça-feira, às 19h, o presidente da ONG internacional Safe Kids, Martin Eichelberger, fará uma palestra sobre o Programa Criança Segura, orientando os presentes sobre como prevenir acidentes com crianças e adolescentes, por faixa etária, e divulgando outras informações.
O evento é fruto de uma parceria entre a CIPE e a ONG Criança Segura (braço brasileiro da Safe Kids), representante brasileira da Safe Kids. Um quilo de alimentos não perecíveis, destinados às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), de Salvador, é o preço do ingresso.
O site oficial – www.congressocipe.com.br – traz informações detalhadas sobre a programação e sobre os eventos.
Fonte e foto: Assessoria de imprensa da CIPE - 17-11-2008