O verão virá acompanhado de um campanha de combate à dengue em todo Estado. É nesta estação que a doença mais se manifesta, e por causa disso a Diretoria Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) criou cartazes e folders, que serão distribuídos para a população, para prevenir o surgimento do problema.
Apesar de haver focos do mosquito Aedes aegypti no Estado, não existe registro de pessoas que contraíram a doença em Santa Catarina. A gerente de entomologia da Dive, Suzana Zeccer, informa que a campanha irá mostrar à população maneiras de evitar a proliferação da dengue, que acontece principalmente no verão.
Suzana explica que as altas temperaturas aliadas às pancadas de chuvas, características da época, formam um ambiente propício para a reprodução do mosquito, que ocorre em locais com água parada.
— Isso aumenta a quantidade do inseto, que é transmissor do vírus da dengue.
A campanha é uma parceria da Dive com o Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina. Os 10 mil cartazes e os 200 mil folders serão distribuídos nas farmácias de todo Estado. O Oeste será a primeira região a receber o material.
— A partir do dia 17 deste mês, faremos palestras com os farmacêuticos sobre o assunto, nas cidades de São Miguel do Oeste, Chapecó e Concórdia. Essa parceria visa a credibilidade que esses profissionais têm com a população — esclarece.
Depois do Oeste, técnicos da Dive seguem para Blumenau, Joinville, Criciúma e Lages. Em Florianópolis e região, o material será distribuído a partir do dia 8 de dezembro.
Fonte: Diário Catarinense - 17-11-2008