A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza pela primeira vez em Santa Catarina um Curso para Multiplicadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O título é fornecido pelo Ministério da Saúde (MS) às unidades que incentivam o aleitamento materno. O objetivo do evento é aumentar o número de instituições catarinenses certificadas pelo Governo Federal. O curso vai de 17 a 21 de novembro, das 8 às 18h, no Hotel Valerim Plaza, em Florianópolis.
Atualmente, 19 unidades de todas as regiões de Santa Catarina contam com o título. Elas recebem um incentivo financeiro do MS por apoiar a causa e viabilizar a doação de leite, entre outras atividades. Mais quatro instituições catarinenses estão em fase de certificação. A expectativa da SES é de credenciar pelo menos duas unidades por ano. “Dessa forma, vamos ampliar a oferta do serviço no Estado com cada vez mais instituições trabalhando para incentivar o aleitamento materno”, diz o médico pediatra e coordenador do Programa Saúde da Criança da SES, Halei Cruz.
Cerca de 30 profissionais participarão do curso, que abordará o manejo clínico da amamentação, a sensibilização de gestores hospitalares para a implantação dos 10 passos e 10 critérios para tornar-se Amigo da Criança e a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes, Bicos, Chupetas, Mamadeiras e Protetores de Mamilo.
Além de ampliar o número de instituições certificadas e promover a prática da amamentação, a SES busca ainda aumentar a quantidade de mães cadastradas nos Bancos de Leite para garantir o fornecimento do leite materno para os recém-nascidos internados nos berçários e nas UTIs neonatais. As mães se submetem a exames laboratoriais para verificar se estão aptas a doar o leite não consumido por seus bebês. Quando os exames não apontam problemas, elas recebem as orientações para armazenagem, que incluem até mesmo cuidados com as unhas e o uso de máscara e touca durante o manuseio.
As mães cadastradas devem colocar o leite em frascos de vidro e guardá-los no freezer ou congelador, que, posteriormente, são recolhidos por funcionários das unidades. O público em geral também pode ajudar os Bancos de Leite, doando recipientes de vidro acima de 150ml com tampa de plástico, como embalagens de café e de maionese.
O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído. A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças. Outra vantagem para os bebês é que o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição, da fala e da respiração. A mãe que amamenta, por sua vez, tem menos chances de desenvolver câncer de mama, diabetes e anemia, pela diminuição do sangramento pós-parto, e perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.
Em Santa Catarina, as mães podem doar o leite na Maternidade Darcy Vargas (Joinville), Maternidade D. Catarina Kuss (Mafra), Hospital Regional Homero de Miranda Gomes (São José), Maternidade Tereza Ramos (Lages), Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau (Blumenau), Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (Itajaí), Fundação Hospitalar Rio Negrinho, (Rio Negrinho), Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão), Hospital Bom Jesus (Ituporanga), Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra e Hospital Universitário, em Florianópolis.
Fonte: SES - 17-11-2008