19-11-2008 - Vitaminas não previnem doenças do coração

Muitas pessoas tomam vitamina C e E esperando reduzir riscos de doenças cardíacas, e algumas pesquisas respaldam essas esperanças. Mas testes amplos e de longo prazo descobriram que esses suplementos funcionam tanto quanto placebos. Cientistas contaram com a participação de 14.641 homens no estudo, dividindo-os em quatro grupos de aproximadamente 3.600 cada. O primeiro grupo tomou 400 unidades internacionais de vitamina E dia sim, dia não, e 500 miligramas de vitamina C diariamente; o segundo grupo tomou vitamina E e um placebo de vitamina C; o terceiro grupo tomou vitamina C e um placebo de vitamina E; e o último grupo tomou somente placebos. Nenhum dos participantes nem os cientistas sabiam quais grupos estavam tomando as vitaminas ativas.
Após oito anos, os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença entre os grupos quanto à incidência de ataque cardíaco, derrame, falência cardíaca congestiva ou angina. E o fato de tomar as vitaminas não reduziu a necessidade de revascularização cardíaca, uma operação cirúrgica para restaurar o fluxo de sangue adequado para o coração.
Muitos dos autores trabalharam como consultores para empresas de medicamentos, e o estudo foi parcialmente financiado pela empresa alemã BASF, cujos produtos incluem vitaminas. O estudo apareceu na edição de 12 de novembro do “The Journal of the American Medical Association”.­ “Não existem razões persuasivas para tomar vitamina E ou C para prevenir doenças cardiovasculares”, disse o autor principal, Howard D. Sesso, professor assistente do Brigham and Women's Hospital. “Ainda estamos avaliando se o fato de tomar um suplemento multivitamínico padrão tem algum efeito.”

Fonte: Correio Lageano - 19-11-2008


  •