Para prestar atendimento especializado em cirurgias de mão, necessárias em casos de acidentes de trabalho, domésticos, esportivos e de trânsito, foi inaugurado, no Hospital Israelita Albert Sabin, no Rio, um novo centro de referência nesse tipo de procedimento médico. A unidade realiza cirurgias e microcirurgias, com o uso de microscópios. No caso das microcirurgias, a técnica é muito indicada em implantes, reimplantes e reconstrução de nervos periféricos da mão e de membros superiores.
A equipe do Albert Sabin conta com ortopedistas e cirurgiões plásticos, que cuidam do paciente desde o pré até o pós-operatório. O setor é equipado com microscópios de alta definição para cirurgias complexas e conta com emergência 24 horas.
À frente da coordenação do Centro de Referência de Cirurgia da Mão, estão os cirurgiões Adalto Lima, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, e José Maurício de Moraes Carmo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão e chefe do Serviço de Cirurgia da Mão do Hospital Estadual Pedro Ernesto.
De acordo com Adalto Lima, a demanda pelo atendimento é grande e exige cuidados muito especiais. "A estrutura do novo centro foi concebida para prestar atendimento integrado ao paciente, incluindo fisioterapia, que é fundamental para o sucesso das cirurgias, e tratamento psicológico", afirma Adalto, acrescentando que o Israelita conta também com um cirurgião plástico especializado em cirurgia da mão, José Emílio Murilo.
Parceiro da Rede D’Or de Hospitais, o Hospital Israelita Albert Sabin, na Tijuca, já investiu R$ 1,5 milhão na expansão e modernização da unidade. Com os recursos, o hospital ganhou, em maio deste ano, um novo CTI, com 19 leitos. Estão sendo realizadas também obras no prédio anexo, com oito andares. A previsão é de que até 2009 o Israelita terá sua capacidade de atendimento ampliada em 60%, passando a oferecer cem leitos à população.
Fonte: SB Comunicação, com edição de Denise Teixeira - 19-11-2008