A Sociedade Paulista de Perícias Médicas (SPPM) e a Sociedade Brasileira de Perícias Médicas (SBPM ), em pareria com a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Paulista de Medicina (APM), promovem, de 26 a 29 de novembro, em São Paulo, o XVII Congresso Brasileiro de Perícia Médica - Perícia e Justiça Social. O encontro celebra a evolução pela qual está passando a perícia médica, recentemente reconhecida como área de atuação de todas as especialidades médicas.
O Congresso servirá ainda para comemorar a recente fundação da SPPM. Segundo o presidente do congresso e da SBPM, Jarbas Simas, a maioria dos médicos peritos concentra-se em território paulista, logo a presença de uma regional da SBPM no Estado de São Paulo pode dar maior visibilidade e acesso a conhecimentos a esses profissionais.
O Congresso Brasileiro deste ano será o primeiro após o reconhecimento pela Comissão Mista de Especialidades (Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Comissão Nacional de Residência Médica) da perícia médica como área de atuação das diversas especialidades médicas. De acordo com Jarbas Simas, dentro do temário proposto para discussão, está programado tanto a atuação da perícia médica na área previdenciária ou administrativa (previdência social, federal, municipal e estadual), bem como nas esferas judiciais e securitárias.
"O médico perito desempenha sua função onde existe a necessidade da atuação técnica de um profissional médico que tenha conhecimentos para embasar ou não a concessão de um determinado benefício. O campo é amplo", assinalou Simas.
O Congresso acontece no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, em Moema, na Zona Sul da capital paulista. Jarbas Simas incentiva os participantes a contribuirem com trabalhos científicos, integração e troca de experiências.
Mais informações sobre a programação, a ficha de inscrição e o regulamento para inscrever trabalhos científicos podem ser obtidas no site do congresso: www.apm.org.br/periciamedica.
Fonte: Acontece Comunicação - 20-11-2008