08-01-2009 - Salvador sedia Fórum Nordeste e Comissão Pró-SUS

Será realizada hoje, dia 8 de janeiro, em Salvador, a segunda reunião do Fórum Nordeste, com o objetivo de regionalizar o movimento do SUS e discutir as questões médicas na região. Amanhã (9), a capital baiana também recebe a Comissão Pró-SUS que se reúne para elaborar a pauta dos projetos para 2009.
"A Comissão Pró-SUS decidiu regionalizar o movimento do SUS no Nordeste, já que a população desta região depende muito do Sistema," apontou o diretor de Saúde Suplementar da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Márcio Bichara.
De acordo com o dirigente, o Nordeste foi a primeira região que se organizou e que terá reuniões mensais, uma em cada estado, para discutir o CBHPM no SUS, o salário mínimo profissional do médico, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o reajuste da tabela do SUS.
Já na reunião da Comissão Pró- SUS, formada por membros da FENAM, CFM e AMB, a pauta será focada nas estratégias e no planejamento para 2009, mas pelo visto, a grande bandeira de luta do ano já está definida. "Todos da comissão querem aprovar o projeto do piso salarial médico", afirmou Márcio Bichara, referindo-se ao projeto de Lei 3734/2008 do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), que define o salário mínimo profissional do médico em R$ 7 mil por 20h/semanais.

Fonte: FENAM - 08-01-2009


  •