02-02-2009 - PESQUISA: Brasil recebe o primeiro lugar em eficiência nos gastos com Saúde

LOC/REPORTER: O Brasil foi reconhecido mundialmente pela eficiência nos gastos com saúde. Entre os trinta e dois países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil garantiu o primeiro lugar com bons resultados na aplicação do dinheiro em serviços de saúde pública. O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, revelou que o País está na frente, por exemplo, dos Estados Unidos, Alemanha, Japão e Suécia. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, comenta o resultado.

TEC/SONORA: secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde - Alberto Beltrame
"São dados extremamente positivos. Reforçam a posição do Ministério da Saúde quando afirma que saúde não é gasto e sim investimento e também reforça a nossa permanente luta pela necessidade de mais recursos e que esses recursos estão sendo adequadamente investidos, adequadamente utilizados e tem-se traduzido em melhoras reais para a população, melhoras reais da expectativa de vida, da qualidade de vida."

LOC/REPORTER: O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde afirmou, ainda, que dos trinta e dois países analisados, a Islândia foi o que recebeu a pior avaliação.

Fonte: Ministério da Saúde/Reportagem, Janary Damacena - 02-02-2009


  •