Após seis meses de investigação, a Polícia Civil de Criciúma prendeu ontem à tarde uma mulher que prescrevia e comercializava medicamentos de forma irregular. Sandra Regina Mendonça, 44 anos, foi presa em casa, no Bairro Vila Manaus, onde os policiais encontraram carimbos de sete médicos, receituários e medicamentos de venda controlada.
A suspeita foi levantada pela Vigilância Sanitária do município, que desconfiou da falsificação de receituários das cores branca e azul. Após checagem com os médicos que assinavam as receitas, a Polícia Civil descobriu a fraude.
De acordo com o delegado Vitor Bianco Júnior, que comandou a investigação, a mulher recebia receitas que eram furtadas de postos de saúde e solicitava a confecção dos medicamentos (moderadores de apetite) em farmácias de manipulação.
– A partir disso ela fazia a venda para pessoas obesas, que assim não precisavam ir ao médico – relatou o delegado.
A prisão aconteceu após o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão. Na casa de Sandra, os policiais encontraram receituários em branco e outros preenchidos, além de moderadores de apetite, e outros medicamentos.
Sandra é funcionária de um laboratório de análises clínicas, mas o delegado descartou a ligação do estabelecimento com o esquema. Ela foi indiciada por tráfico de drogas, falsidade ideológica e receptação.
– Como são remédios controlados, podem resultar em dependência química, e por isso ela foi autuada por tráfico de drogas – explicou Bianco.
Fonte: DC - 13-03-2009