16-03-2009 - Doação de Órgãos

Doação de órgãos 1
A SC Transplantes fez sim uma grande campanha de mídia no ano passado que foi desenvolvida pela Fórmula e veiculada nas emissoras de rádio e televisão. Nesse ano, com verba da Secretaria de Estado da Saúde, patrocinou integralmente o filme aqui citado, produzido pela Cristal, e viabilizou a campanha da Associação de Pacientes Renais (APAR) tanto que, a logo da SC Transplantes aparece no fim do comercial.

Doação de órgãos 2
Quando a coluna publicou nota, dizendo que a SC deveria informar mais a população, não estava fazendo uma crítica, mas sim sugerindo maior amplitude para essa informação. Segundo comunicado da assessoria de comunicação, “o que mais interessa, para otimizar mesmo o processo de transplantes, que pode levar até 18 horas, são os casos de morte encefálica, em que o paciente vem a óbito dentro do hospital”. Por isso é importante sensibilizar a população, mais do que informar. A informação está sendo trabalhada com os integrantes das centrais de transplantes, onde 500 pessoas já foram capacitadas.

Doação de órgãos 3
E, para quem se sensibilizou sobre o tema doação de órgãos, questionado pela coluna, a SC Transplantes, que responde pela doação, captação e pelo transplantes de órgãos, informa que conta com duas fontes permanentes para prestar informações aos usuários. Anote e acesse o site www.sctransplantes.saude.sc.gov.br e tire dúvidas pelo fone 0800-6437474. A organização desta unidade da Secretaria de Estado da Saúde, inclusive, vem permitindo que Santa Catarina mantenha, há três anos, a liderança no ranking brasileiro de doações efetivas. Boa notícia.

Fonte: Notícias do Dia - 16-03-2009


  •