Começou a ser veiculada no sábado, 14 de março, a nova campanha do Governo com foco na saúde pública. A pedido da Secretaria de Estado da Saúde, a agência Fórmula criou um VT para o controle do consumo de drogas com uma abordagem inusitada. A intenção é trazer a discussão do assunto para o âmbito da família, ao contrário de tudo o que já foi feito até hoje em trabalhos do gênero. O VT, com 30”, será exibido nas principais emissoras de TV aberta do Estado.
A opção por estimular a discussão no âmbito doméstico surgiu durante o briefing realizado entre a agência e a equipe do Programa de Saúde Mental da SC. O “diagnóstico” apontou que os dependentes químicos geralmente reproduzem um padrão de drogadição que vivenciam na família. Entre os exemplos da situação estão mães dependentes de remédios antidepressivos, pai que consomem álcool em exagero ou familiares que fumam sem parar. Pela primeira vez, a questão da dependência química está sendo encarada de frente, sem acusações ou
omissões, incluindo até as drogas lícitas, como o álcool e o cigarro, que quando deixam de ser consumidos com moderação também caracterizam uma dependência química.
Segundo José Raimundo Padilha, diretor de criação da Fórmula, as campanhas costumam tratavam o assunto com mensagens que colocam as drogas como um problema das ruas, isentando a família de qualquer responsabilidade na sua prevenção. “Nós tentamos corrigir essa abordagem e trazer o tema para ser discutido por todos, como um problema da sociedade e não do indivíduo”, explica.
Para representar o problema dentro da família, foi utilizada uma cena cotidiana: pai e filho sentados no sofá da sala, assistindo TV sem dizer uma única palavra, demonstrando a falta de diálogo tão comum entre as gerações. Inusitadamente, surge uma conversa em off entre os dois, representando uma interação possível. No final, surge por trás do sofá uma legenda que completa o raciocínio: “Drogas. Conversar é a melhor prevenção”.
Fonte: SES - 17-03-2009