As pessoas com osteoporose ou com o estado anterior da doença, a osteopenia, têm maior risco de sofrer de vertigem que os indivíduos com densidade óssea normal. Esta probabilidade também é maior entre as mulheres. A conclusão é de um estudo de uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, publicado em um artigo nessa segunda-feira, na revista científica Neurology.
A vertigem é um distúrbio do ouvido interno que causa náusea. Para estabelecer a relação entre vertigem e osteoporose, os especialistas estudaram um grupo com 202 pessoas sem histórico de náuseas e com 209 indivíduos com vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), ou seja, que apresentavam uma desordem do equilíbrio sem causas conhecidas, como traumatismo craniano, por exemplo.
As pessoas com osteoporose tinham até três vezes mais chances de sofrer vertigem, e as pessoas com osteopenia, o estado anterior à patologia óssea, tinham duas vezes maior probabilidade de ter vertigem do que as pessoas com densidade óssea normal.
Fonte: Notícias do Dia - 25-03-2009