As terríveis cólicas, que tanto atormentam quem sofre de cálculo urinário (pedras nos rins), estão com os dias contados. Acaba de chegar ao estado um novo equipamento a laser para o tratamento da doença, o Odyssey 30 – Sistema Holmium Laser, da Handle Cook, que têm alguns diferenciais em relação aos métodos já existentes no mercado.
O Instituto Catarinense de Urologia, com consultórios em Itajaí e Balneário Camboriú, já está utilizando esta nova tecnologia que torna o procedimento muito mais eficaz, rápido, menos doloroso e com menos riscos de perfurações.
Ao contrário do procedimento mais tradicional, a Leco (litotripsia extracorpórea por ondas de choque), que pode deixar pequenos fragmentos capazes de causar complicações para os rins, o novo equipamento elimina totalmente os cálculos e permite uma recuperação bem mais rápida no pós-operatório.
O procedimento com o sistema Holmium Laser é realizado com a inserção, na uretra, de uma fibra óptica flexível de pequeno diâmetro, material capaz de chegar a qualquer órgão do sistema urinário. As fibras podem ser posicionadas bem próximas dos cálculos, o que aumenta a precisão do laser quando acionado.
Além da eliminação total do cálculo, outro benefício é o pós-operatório, pois a recuperação do paciente é mais rápida e o período de internação menor. A operação é bastante precisa, por isso, reduz drasticamente a recorrência de um novo tratamento para o mesmo cálculo renal.
Com o Odyssey 30, o cirurgião também tem melhor visibilidade durante o ato cirúrgico, pois a luz emitida pelo equipamento, que serve como guia para o profissional, é verde, ao contrário da de outros equipamentos já lançados, que emitem uma iluminação vermelha, facilmente confundível com órgãos e até com o sangue do paciente.
Outro diferencial é a possibilidade de ajuste da duração do pulso, o que também aumenta a precisão, pois evita que cálculos dispersos se movimentem muito durante o procedimento.
Este sistema também faz o tratamento de estenoses ureterais ou cálculos em praticamente qualquer parte do rim, ureter ou bexiga. Além de ser usado em alguns tipos de tumores como o de bexiga.
Fonte: ACM - 24-03-2009