Um médico canadense anunciou a criação de uma pílula que combina cinco tipos de medicamentos e que, segundo ele, reduz pela metade os problemas cardiovasculares.
Em uma apresentação em Orlando, no Estado americano da Flórida, o médico Salim Yousef disse que o novo comprimido toma como base a aspirina e combina três remédios para reduzir a pressão com uma estatina (para diminuir o colesterol).
Testes clínicos comprovaram que a aspirina, além de seu poder analgésico, também reduz as inflamações e atua como anticoagulante que auxilia na prevenção de problemas circulatórios.
A pílula, administrada apenas uma vez ao dia, pode reduzir pela metade o risco de doenças cardíacas e os problemas apopléticos, afirmou Yousef, cardiologista da Universidade McMaster, em Hamilton, no Canadá.
– Levando-se em conta que cada componente da polipílula pode reduzir o risco de doenças cardíacas e apoplexias em 25%, pode-se conseguir pelo menos o dobro com os cinco componentes – assegura Yousef, que testou o composto em mais de 2 mil pessoas com pelo menos um fator de risco cardíaco, como obesidade, pressão alta e colesterol elevado.
Fonte: DC - 06-04-2009