O governador Luiz Henrique da Silveira e o secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, assinam hoje um convênio para liberar R$ 1,9 milhão para o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) da Secretaria de Estado da Saúde. A solenidade, às 11h, será na unidade, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
A verba é destinada à segunda etapa das obras do setor de internação, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do centro cirúrgico.
Esta etapa deve contemplar os quartos de internação, que funcionarão no primeiro e no segundo andar, com capacidade para 76 leitos. Nos dois pavimentos haverá 36 apartamentos com dois leitos cada, e quatro quartos de isolamento com apenas um leito. Os recursos serão utilizados na climatização, alvenaria, rede de gases, sistema elétrico e aparelhagem hidro-sanitária.
Referência estadual no tratamento oncológico, o Cepon presta atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo desde consultas até tratamento com radioterapia. Para aprimorar a qualidade dos serviços, a Secretaria de Estado da Saúde vem realizando investimentos na unidade, como a modernização dos equipamentos do setor de diagnóstico por imagem.
Santa Catarina foi o primeiro Estado da Região Sul a oferecer, pelo SUS, procedimentos de radiocirurgia, um serviço de ponta no tratamento do câncer. A técnica não-invasiva é utilizada nos casos de tumor cerebral localizado. Ao substituir cirurgias abertas, reduz 10% o risco de o tumor voltar a se desenvolver.
A Secretaria da Saúde adquiriu recentemente ultra-som, mamógrafo e tomógrafo computadorizado, aparelhos que auxiliam os médicos na obtenção do diagnóstico, garantindo um tratamento mais eficaz aos pacientes oncológicos.
Fonte: DC - 12-05-2009