19-05-2009 - NOVA GRIPE: OMS não eleva nível de alerta

Governos deixaram as questões de saúde de lado e promoveram uma ofensiva política para evitar, ontem, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarasse uma pandemia da nova gripe, o que seria a primeira do século 21.
Alguns técnicos da entidade estimaram que os números de casos e países afetados já seriam suficientes para decretar o nível máximo de alerta. Mas México, Brasil, China, Japão, Reino Unido, países árabes e outros alertaram que novos critérios devem ser incluídos na avaliação de uma eventual declaração de pandemia.
Com isso, conseguiram frear sua declaração. Por sua vez, o governo americano foi mais pragmático e alertou que o vírus vai continuar a se espalhar por todo o mundo e que o surto “não está terminando”.
Ontem, a Assembleia Mundial da Saúde abriu sua reunião anual em Genebra sob a ameaça da declaração da pandemia. Já são 8,8 mil casos da gripe, com 135 casos no Japão e mais de cem na Espanha e Reino Unido, além do epicentro na América do Norte.
No Brasil, que tem 20 casos suspeitos da doença, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz anunciaram ontem que mapearam sequências genéticas do vírus da nova gripe encontrados em três casos confirmados no Brasil. O sequenciamento possibilita a comparação entre os vírus encontrados no País e os detectados em outras partes do mundo.

Fonte: AN - 19-05-2009


  •