A II Jornada Estadual de Neurofisiologia Clínica, promovida pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica - RJ (SBNC-RJ), acontece nos dias 22 e 23 de maio, das 9 às 17h, no Hotel Intercontinental, em São Conrado.
O evento é voltado para médico, principalmente neurologistas, otorrinos, intensivistas e fisiatras. Um dos destaques do encontro será a discussão do uso da medicação modafinila no tratamento da narcolepsia. O remédio chegou ao Brasil em novembro de 2008 e, no último consenso sobre a doença, realizado em abril deste ano, os especialistas em sono do país definiram pela utilização da medicação como primeira opção no tratamento do distúrbio.
A neurologista Andrea Bacelar, presidente da SBNC-RJ, explica que a narcolepsia é uma doença crônica e que tem como características ataques repetidos e irresistíveis de sono e cataplexia (súbita perda da força muscular) entre outras.
“O remédio age aumentando os neurotransmissores da vigília”, explica Andrea, que durante o evento, entre outros temas, abordará o diagnóstico da narcolepsia.
Ainda durante a Jornada serão debatidas questões referentes à síndrome da apnéia obstrutiva do sono, distúrbios do movimento sono relacionados, epilepsia noturna, entre outras. Também serão ministrados cursos de atualização nos exames de polissonografia, de eletroencefalografia e de eletroneuromiografia.
Entre os palestrantes convidados estão os neurologistas Oscar Bacelar, doutor em Medicina pela Universidade de Basel, na Suíça; Geraldo Rizzo, diretor da Sonolab, em Porto Alegre; Luciano Pinto Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Sono; Soniza Leon presidente da Liga Brasileira de Epilepsia e Wilson Marques Junior, doutor em Neurologia pela USP e pós-doutor pelo Instituto de Neurologia da London University.
O Hotel Intercontinental fica na Avenida Prefeito Mendes de Morais, 222, São Conrado.
Mais informações e inscrições: www.interevent.com.br ou pelo telefone 3326-3320.
Fonte: Assessoria de imprensa da SBNC-RJ - 20-05-2009