O Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, que integra a rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde, está oferecendo, a partir desta semana, atendimento no Ambulatório de Oncologia para pacientes entre zero e 17 anos, que até agora realizavam as sessões de quimioterapia no Hospital Municipal São José, também em Joinville. Os tratamentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde e toda a estrutura da unidade foi adequada para dar mais conforto às crianças e adolescentes.
Além de não precisar mais dividir o mesmo espaço com adultos, os pacientes do Materno Infantil contam com outra vantagem. Todo o atendimento é informatizado, o que auxilia na rapidez do processo. “A total informatização do Ambulatório de Oncologia garantiu ganhos significativos no que se refere à agilidade do atendimento”, ressalta o diretor-técnico do hospital, dr. Armando Lorga.
Para o Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, o novo Serviço é um marco na saúde pública oferecida no Norte do Estado, pois vai permitir que crianças e adolescentes com câncer recebam tratamento diferenciado, em instalações que levam em consideração as peculiaridades deste público. Também esta semana, o Secretário Dado recebeu a pesquisa de opinião realizada, durante o mês de março, no Materno Infantil, na qual ficou comprovada a qualidade da gestão.
Quando abordados pelos entrevistadores, 100% dos clientes consideraram o hospital “ótimo” em vários quesitos, como higienização, limpeza, qualidade das roupas, serviço de manutenção, pastoral hospitalar e consulta pré-anestésica. O serviço de nutrição e alimentação também foi considerado “ótimo” por 99% dos clientes, e o atendimento de enfermagem, por 98% dos clientes entrevistados.
Outra forma de avaliação, na qual os pacientes ou seus pais respondem a um questionário, disponível na recepção do pronto-socorro, de forma voluntária, o grau de satisfação também é animador: A recepção foi considerada “ótima” por 82% dos pacientes, a nutrição por 77% dos pacientes, a fisioterapia por 74% dos pacientes e a higiene por 73% dos pacientes. O Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria é administrado pela organização social Hospital Nossa Senhora das Graças.
Fonte: SES - 20-05-2009