21-05-2009 - Vacina contra a Influenza A

O número de pessoas contaminadas com a Influenza A, ou gripe suína, já supera 10 mil no mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, oito casos foram confirmados. Ministros da Saúde e especialistas discutiram na assembleia anual da OMS sobre como combater o vírus com vacinas e drogas, assim como sobre o critério a ser considerado pela organização quando decidir aumentar o alerta de pandemias para o nível máximo.
No Brasil, o Instituto Butantan, em São Paulo, foi consultado pela OMS sobre o que fazer para combater a doença. Em resposta, os cientistas de São Paulo vão tentar desenvolver uma vacina específica para ajudar na prevenção a esse novo tipo de gripe. O Instituto Butantan faz pesquisas de ponta para prevenir vários tipos de doenças.
A instituição ajudou a desenvolver inclusive a vacina contra a gripe comum, que está sendo aplicada em quem tem mais de 60 anos. A vacina é feita em laboratórios do Butantan. No instituto são feitas 90% das vacinas e soros produzidos no país. Para o diretor do Instituto, o ritmo de trabalho terá que ser diferente do usado na pesquisa da vacina contra a gripe aviária, que o laboratório já produz. Inicialmente, a intenção é de produzir 100 mil doses, número que poderá aumentar para 1 milhão caso o vírus se espalhe com maior intensidade pelo país.
 
Fonte: Correio Lageano - 21-05-2009


  •