16-12-2007 - Um sinal para o Hospital Infantil

Joinville - Mesmo sem consenso sobre o Hospital Materno-infantil Doutor Jeser Amarante Faria, em Joinville, a Secretaria Estadual da Saúde lança na próxima sexta-feira a licitação para a escolha da Organização Social (OS) que vai administrar a unidade.
Os detalhes do modelo de gestão serão divulgados quando o contrato for assinado. A expectativa é de que a OS assuma a unidade em junho de 2008. A Secretaria Estadual da Saúde não fala que a prioridade será garantida aos usuários do SUS.
Com a transferência da administração para uma OS, a unidade deve oferecer especialidades como cardiologia e oncologia pediátrica e de alta complexidade. Há ainda a expectativa de que, com a ativação de mais 113 leitos - hoje só 45 funcionam - , alguns possam ajudar a cobrir o déficit de 350 vagas nos outros hospitais públicos da cidade.
A OS deve inaugurar, ainda, o centro cirúrgico, o ambulatório, o pronto-socorro e a UTI Neonatal. Na UTI pediátrica, instalada em um local provisório, apenas seis dos dez leitos estão ativados.
O governo do Estado gastou R$ 15 milhões no aparelhamento. Trabalham no Hospital Infantil enfermeiros e médicos concursados. Com a transferência da administração, os concursados serão substituídos pelos contratados.
A manutenção da infra-estrutura também será responsabilidade da OS. O investimento em novos aparelhos, no entanto, deve continuar entre as obrigações do Estado.

Fonte: Diário Catarinense - 16-12-2007


  •