#

26-12-2007 - Após fogo, prédio do HC fica fechado; consultas são reagendadas

Atingido por um incêndio na véspera de Natal, o Prédio dos Ambulatórios do HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo --o maior hospital da América Latina-- permanece fechado nesta quarta-feira. São atendidos apenas casos considerados urgentes. Cerca de mil consultas que já estavam marcadas para hoje serão reagendadas para o início de janeiro.
A expectativa era de que o hospital retomasse parcialmente as atividades hoje. No entanto, a falta de energia elétrica no prédio e o forte cheiro deixado pela fumaça ainda prejudicam os trabalhos. No centro cirúrgico, móveis e ferramentas estão cobertos pela fuligem. A expectativa do HC é de retomar os trabalhos a partir do dia 2.
Casos considerados urgentes entre eles o de hemodiálise e de quimioterapia-- são atendidos em outros setores do hospital. Também funciona de forma precária o serviço de farmácia para transplantados.
O paciente precisa ir pessoalmente ao HC para reagendar a consulta. Quem quiser, pode obter orientações por meio dos números 0/xx/11/ 3069-6710, 0/xx/11/3069-7048, 0/xx/11/3069-6246.

Incêndio
Por volta das 22h de segunda-feira (24), um incêndio no quadro de energia elétrica do subsolo do Prédio dos Ambulatórios do HC obrigou pacientes a deixarem o local às pressas e suspendeu cirurgias. O prédio ficou sem luz e foi tomado pela fumaça, o que provocou correria.
Cerca de 600 funcionários e 200 pacientes estavam no local no momento do incêndio, mas ninguém sofreu ferimentos graves. Segundo o HC, durante o incêndio, uma enfermeira pulou com um paciente, que havia sido operado de apendicite, de uma altura de 2,5 metros. Ela sofreu escoriações e passa bem. Já o paciente, segundo o hospital, desapareceu na confusão. Ele seria estrangeiro e estaria no país ilegalmente.
O incêndio destruiu cabos e fiações de uma subestação de energia, que foi trocada. Segundo o Corpo de Bombeiros, um curto circuito em um duto de fiação elétrica no subsolo do prédio deu origem ao incêndio, e a fumaça se espalhou pela tubulação de ar. O andar mais atingido pelas chamas foi o 9º, onde são realizadas cirurgias.
Pacientes da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) tiveram de ser transferidos para não serem afetados pela fumaça. Outros pacientes foram levados para a Santa Casa e para o InCor (Instituto do Coração). Em dias comuns, o prédio dos ambulatórios atende cerca de 4.000 consultas por dias.

Leia mais:
Com incêndio, pai retorna ao HC e encontra filha deitada no chão
Bombeiros vistoriam prédio do HC atingido por incêndio em SP
Bombeiros controlam incêndio no Hospital das Clínicas, em São Paulo

Fonte: Folha Online - 26-12-2007


  •