#

27-12-2007 - Reabre laboratório do Hospital das Clínicas

O laboratório de análises clínicas do Hospital das Clínicas de São Paulo, na Zona Oeste da capital, voltou a funcionar por volta das 11h desta quinta-feira (27). A unidade tinha sido fechada por causa de um incêndio que atingiu a fiação elétrica do prédio dos ambulatórios na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal.
Como chegou antes da reabertura do laboratório, o segurança Davi Eduardo Ramos da Silva, de 33 anos, não conseguiu fazer um exame de sangue que havia agendado em setembro. "Eu tenho uma doença que afeta os nervos e preciso fazer exame para o médico saber como estou reagindo aos remédios", contou o paciente que remarcou o exame para o dia 2 de fevereiro. "É muito ruim essa situação, esperei quase duas horas para ser atendido e fico sabendo que não vou poder fazer o exame", reclamou.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, as pessoas podem fazer exames até as 13h. Desse horário até as 16h, o departamento fica aberto apenas para recebimento de material para análises. A unidade realiza exames de sangue, fezes e urina.

Complicações
Por causa do incêndio, as consultas agendadas não estão sendo feitas e os pacientes são orientados a remarcar a consulta para o ano que vem.  A distribuição de remédios no hospital também foi prejudicada. Desde quarta-feira (26), os funcionários da farmácia trabalham na limpeza das embalagens dos medicamentos que ficaram sujas por causa da fuligem do incêndio.
O hospital anunciou que pacientes que precisam de medicamentos de uso continuado como é o caso de portadores de HIV, Hepatite C, transplantados e pessoas que passaram por cirurgia vão passar por uma triagem para poder pegar seus remédios.

Só no ano que vem
A diretoria do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC) acredita que a normalização dos atendimentos ambulatoriais ocorra a partir de 2 de janeiro.
O prédio atingido pelo incêndio foi parcialmente reaberto nesta quarta-feira. A energia elétrica também foi restabelecida em parte do edifício, na face voltada para a Avenida Rebouças, o que permitiu a remarcação de consultas. Tratamentos que exigem continuidade, como quimioterapia e hemodiálise, foram remanejados para outras unidades.

Vistoria
Técnicos do Instituto de Criminalística (IC), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da seguradora do hospital e da comissão de apuração interna da unidade estão fazendo uma vistoria no local durante esta quinta para poder apurar as causas do incêndio. A assessoria de imprensa do hospital informou que vai divulgar uma nota sobre a vistoria.

SAIBA MAIS:
Paciente se revolta com fechamento de ambulatório do HC 
Distribuição de remédios no HC está comprometida

Fonte: Globo.com - G1 - 27-12-2007


  •