23-01-2008 - HC divulga nota à imprensa sobre princípio de incêndio

O Hospital das Clínicas de São Paulo divulgou nota oficial à imprensa sobre o princípio de incêndio, ocorrido por volta das 6h30min da manhã desta quarta-feira (23/01), no 6º andar do prédio onde funcionam os ambulatórios do HC. Na nota, a direção do hospital garante que no local, onde são armazenados equipamentos do serviço de endoscopia, não há nenhum tipo de instalação elétrica além de iluminação e que os bombeiros agiram rápido ao perceberem fumaça saindo por debaixo da porta, debelando o fogo em poucos minutos. Alguns pacientes que estavam no local foram retirados em segurança, segundo a nota divulgada pelo HC. O Instituto de Criminalística, conforme informa o documento, vai fazer a análise do material recolhido.    
Este é o terceiro incidente no hospital em menos de um mês. No dia 24 de dezembro, um incêndio também atingiu o prédio dos ambulatórios, fazendo com que todos os pacientes fossem removidos, por conta da fumaça. O local ficou interditado até o último dia dois. Na manhã de ontem (22/01), um curto circuito nas dependências da Fundação Pró-Sangue, que funciona no 1º andar do mesmo prédio, provocou falta de energia elétrica por cerca de uma hora, suspendendo os serviços de doação de sangue.
    
Abaixo, a nota oficial divulgada hoje:
    
Comunicado à Imprensa     
Sobre o foco de incêndio ocorrido em uma sala hoje, às 6h10, no piso intermediário entre o 5º e 6º andares do Prédio dos Ambulatórios, o Hospital das Clínicas esclarece:    
1 – a área atingida pelo fogo é restrita e serve como local para armazenar equipamentos do serviço de endoscopia. Não há no local nenhum tipo de instalação elétrica (tomadas) além de iluminação.
2 – a equipe de segurança do hospital percebeu, em ronda, fumaça saindo por debaixo da porta que, no horário, estava fechada. Agiram rapidamente e debelaram o fogo em poucos minutos.    
3 – os bombeiros foram chamados e não encontraram nenhum motivo elétrico, termoelétrico ou de combustão espontânea que pudessem causar o foco.    
4 – o Hospital das Clínicas registrou Boletim de Ocorrência e acionou o Instituto de Criminalística que fará analise do material recolhido no local do incidente.    
5 – o Prédio dos Ambulatórios inicia o atendimento às 7h. No horário do incidente havia alguns pacientes no Laboratório Central e em alguns ambulatórios. Por medida de segurança e sem nenhum tumulto,os pacientes foram retirados do local. O atendimento foi restabelecido em 15 minutos.    
6 – o atendimento no Prédio dos Ambulatórios está transcorrendo normalmente e com total segurança.    
7 – Vale destacar que, durante o incidente nenhum paciente e/ou funcionário correu qualquer risco.    
8 – O local está interditado para perícia.
    
Assessoria de Imprensa
Núcleo de Comunicação Institucional
HC – FMUSP
     
Fonte: Imprensa Fenam, com informações do site do HC - 23/01/2008


  •