09-07-2008 - Hospital Infantil contesta informações publicadas no jornal da ALESC sobre Audiência Pública

No dia 18 de junho de 2008 o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) divulgou em sua homepage – www.simesc.org.br - uma matéria intitulada “Pais pedem que oncologia do Hospital Infantil seja entregue ao Cepon”, extraída do jornal da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). Foram utilizadas as informações do jornal da instituição, entretanto, o diretor do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Dr. Maurício Laerte Silva, no ofício 095/DIRG/08 encaminhado no dia 03 de julho de 2008, ao SIMESC, contesta as informações divulgadas e solicita retificação.
Segundo o diretor, a Audiência Pública foi promovida para abordar o assunto “A Situação da Oncologia Pediátrica em Santa Catarina” e não a “Comissão de Saúde promove Audiência Pública para debater o tratamento oferecido pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão”, como consta no sub-título. Enfatiza ainda que, no segundo parágrafo, no qual aparece uma depoimento seu, em nenhum momento alegou que faltava investimentos ou espaço físico para o Serviço de Oncologia, como relata a matéria. Esta questão foi por ele levantada ao referir-se aos serviços de Psiquiatria e de hemodiálise, bem como o projeto de um módulo específico, que não será para a Oncologia, que já possui estrutura suficiente para suas atuais necessidades.
O Dr. Maurício contesta ainda erros, no primeiro parágrafo, quanto aos nomes e funções de especialistas do Hospital. Como é o caso do coordenador administrativo do Serviço de Onco-hematologia, Lincoln Virmond de Abreu, colocado na matéria como Dr. Lincoln Freire, diretor do Serviço de Onco-hematologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão, e também, a Drª. Sáhlua Miguel Volc, que tem a função de assessora Técnica da Associação de Familiares e Amigos da Oncologia Pediátrica, sendo denominada de conselheira do HIJG.
As falhas não param por aí. O quarto parágrafo do texto informa que ao final da Audiência foi elaborado um documento, assinado por todas as entidades presentes no encontro. O Dr. Maurício afirma que nada foi assinado nem por ele, muito menos pela Srª. Maria Gertrudes da Luz Gomes, presidente da Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão.
O SIMESC informa que muitos dos textos presentes na homepage são retirados de outros veículos de comunicação, apresentado na fonte, sem alteração em nenhuma das informações fornecidas. Quando a entidade faz alguma colocação, junto ao texto, informa a sua procedência, com formatação do SIMESC. E, quando o conteúdo é de exclusividade do Sindicato, a fonte deixa bem claro isto.

Fonte: SIMESC - 09-07-2008


  •