25-07-2008 - Unimed inaugura hospital hoje

A partir de hoje, Criciúma conta com mais um hospital. Com investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões, a Unimed abre as portas da sua unidade de saúde, instalada na Grande Próspera. Esta é a primeira etapa de um projeto amplo e ousado, que até o final do ano deve contar com atendimento em todas as especia- lidades. Neste momento, conforme o presidente da Unimed de Criciúma, Valter Ney Junqueira, entrará em funcionamento o centro cirúrgico, com serviços de pequena e média complexidade, como hérnia, catarata, entre outros. "Exceto as cardíacas e neurológicas e as demais que precisem de UTI no pós-cirúrgico", explica. As cirurgias começam a ser realizadas no dia 4 de agosto.
São oito salas de cirurgia, centro obstétrico, raio-x, ultra-sonografia, mamografia e tomografia computadorizada. Com mais de 5.500 metros quadrados de área construída, a unidade terá 37 leitos para internações temporárias. A idéia é chegar a um total de 93, ainda a serem disponibilizados para atender a uma demanda de 205 mil habitantes usuários do sistema privado de saúde. "É um novo modelo de atendimento em saúde, com alta resolutividade. Pelo menos 87% dos problemas de saúde vamos resolver de forma rápida e eficaz. A internação será de, no máximo, 24 horas, com acompanhamento em casa", comenta o presidente.

Atendimento a pacientes de outros convênios e particulares
De acordo com Junqueira, serão atendidos pacientes também de outros convênios, assim como os particulares. Neste primeiro estágio, o hospital contará com 80 médicos especialistas, além de 70 profissionais da área da saúde. O hospital destaca-se também pela segurança e higiene, e para isso adquiriu duas máquinas italianas de alta tecnologia que serão utilizadas para esterilizar os materiais do centro cirúrgico. Em dezembro, segundo Junqueira, a unidade ganhará um centro obstétrico. O cronograma de implantação de todo o complexo, construído para atender pacientes das microrregiões da Amurel, Amrec e Amesc, além de Torres (RS), reserva para abril de 2009 a ativação das áreas clínica e pediátrica.
A Unimed já havia implantado o laboratório próprio, que está atendendo à população desde 27 de novembro do ano passado, com o posto de coleta instalado em frente ao Colégio Marista, em Criciúma, e a área técnica já em funcionamento nas dependências do hospital. Atualmente, a Unimed conta com mais de 60 mil usuários na região. O hospital, depois de pronto, deve gerar uma média de 350 empregos.

Fonte: Jornal A Tribuna - 25-07-2008


  •